Agentes de Saúde seguem com ações de combate ao Aedes Aegypti

Mesmo após o “Cidade Limpa”, Agentes Comunitários de Saúde, Agentes Sanitários e Agentes de Endemias continuam com ações de conscientização.

Na última semana, a Prefeitura Municipal de Pompeia em parceria com a TV Tem, realizou um grande mutirão para remover matérias inservíveis, futuros possíveis criadouros de mosquitos Aedes Aegypti. O arrastão de limpeza visitou todos os bairros da cidade e a Vila de Paulópolis.

Mesmo com a grande campanha, Agentes Comunitários de Saúde, Agentes Sanitários e Agentes de Endemias, continuam com os trabalhos de prevenção e combate à Dengue. “A ideia é conscientizar a população, e aproveitar o embalo para continuar as vistorias nos quintais”, explica o responsável pela Vigilância Sanitária, João Marcelo Destro “Shell”, já que a maior parte dos locais com água parada está dentro de propriedades particulares. “Sem a ajuda dos moradores, o mosquito vai continuar se espalhando”, concluiu.

O setor de Vigilância Epidemiológica divulgou nesta quinta-feira (13/6) o informe técnico com os novos números da dengue. O município totaliza 587 notificações e 181 casos confirmados desde janeiro de 2019.

Luciana Martessi, enfermeira do setor, enfatiza que mesmo com as temperaturas mais baixas e a diminuição das chuvas, os cuidados não podem parar. “Não podemos nos descuidar em nenhum momento. Mesmo com as temperaturas mais amenas, o país e especialmente nossa região, possuem condições climáticas favoráveis para a proliferação do mosquito durante todo o ano. Por isso, devemos nos manter alertas, eliminando todo e qualquer recipiente que possa acumular água”, orienta.

Prevenção

– Evitar o acúmulo de lixo e entulhos;
– Deixar fechados sacolas e recipientes com lixo;
– Remover a sujeira das calhas e ralos;
– Não deixar pneus com água e em lugares descobertos;
– Deixar garrafas ou baldes com a boca para baixo;
– Manter vasos sanitários sem uso fechados;
– Tratar a água de piscinas e fontes uma vez por semana;
– Esticar lonas para não formar poças;
– Colocar areia até a borda nos pratos de vasos de flores e plantas;
– Lavar os recipientes de água dos animais com esponja e sabão.
– Manter as caixas d’água,   galões, tonéis ou tambores sempre vedados;
– Verificar bandejas de ar-condicionado e geladeiras mantendo-as limpas e sem água;