Agosto Dourado: DHS incentiva amamentação e doação da sobra do leite materno nas Unidades de Saúde

Foto: Francielle Caetano

 

Com o intuito de incentivar o aleitamento materno, como a maneira ideal de fornecer às crianças os nutrientes que necessitam para um desenvolvimento saudável, o Departamento de Higiene e Saúde (DHS) de Pompeia, em parceria com o programa “Árvore da Cidadania” e o projeto “Um Jacto de Amor”, dão início ao ‘Agosto Dourado’, mês de incentivo, promoção e apoio ao aleitamento materno.

Segundo Gislaine Souza, coordenadora do Programa Saúde da Família do DHS, a autarquia em conjunto com as instituições e USFs, já programa diversas atividades durante o mês voltadas ao incentivo do aleitamento materno. “O aleitamento materno traz benefícios tanto para a mãe, como para o bebê. Todos nós podemos apoiar essa prática, incentivando e oferecendo suporte para as mães que desejam e querem amamentar”, explica.

Rogério Teixeira Barbosa “Pida”, superintendente do DHS, enalteceu o aleitamento materno, intimamente relacionado com a saúde e bem-estar das crianças, em especial nos primeiros anos de vida. “Ações como esta são muito importantes tanto para as mães, quanto para a saúde e o desenvolvimento dos seus filhos e crianças que necessitam deste suprimento, uma vez que o leite materno é mais que um complemento alimentar quanto se fala em nutrição infantil”, disse.

Celina Nishimura, idealizadora e responsável pelo Projeto ‘Um Jacto de Amor’, explicou que todo leite coletado é direcionado aos bancos de leite, suprindo maternidades e UTIs responsáveis pela alimentação de dezenas de bebês que se encontram internados. “As mamães não precisam sair de casa para nada. Nós vamos até elas, fazemos a recolha desta sobra de leite, e encaminhamos para o banco de armazenamento afim de atender crianças prematuras e em UTIs neonatais”, disse. Também é importante lembrar que as mães que quiserem se solidarizar com a ação, podem procurar as Unidades de Saúde ou fazer a ligação direta para o próprio programa, através dos telefones disponibilizados pelas integrantes – 3452 2097 (Celina), 3452 4456 (Leila), 3452 1948 (Wanda) – ou pelo telefone 3405 2283 – ambulatório da Unipac

Campanhas de incentivo a amamentação e doação da sobra do leite materno integram o chamado ‘Agosto Dourado’, período em que as ações vêm sendo intensificadas. “O município reforça seu compromisso com a Saúde, principalmente na promoção da qualidade de vida de todas as grávidas e puérperas assistidas, fortalecendo a atenção oferecida desde o acolhimento, o pré-natal, o final da gestação e após o nascimento, com a entrega das cestas de bebê”, pontuou a prefeita municipal, Tina Januário.

Benefícios do Aleitamento Materno

Para os bebês, o aleitamento materno significa ter alimentação de qualidade, de fácil digestão, sempre na temperatura certa e com todos os nutrientes necessários. O próprio ato de sugar o peito traz benefícios, auxiliando no desenvolvimento da arcada dentária do bebê, da fala e da respiração.

O leite materno também oferece proteção aos bebês nos primeiros meses de vida, fortalecendo seu sistema imunológico. Para as mães, o aleitamento ajuda a minimizar o risco de desenvolver câncer de mama e de ovário, doenças cardiovasculares e diabetes, além de fortalecer os laços afetivos com o bebê.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *