Campanha de vacinação contra gripe começa nesta quarta-feira (10)

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

 

Período de imunização segue até 31 de maio nas salas de vacina das sete Unidades de Saúde do município, sendo o dia 4 de maio o dia D de mobilização nacional.

A Campanha de vacinação contra gripe será iniciada nesta quarta-feira, 10 de abril, e segue até o dia 31 de maio. Nesta fase da campanha, de 10 a 18 de abril, o objetivo é imunizar crianças com idade entre 1 e 6 anos, grávidas em qualquer período gestacional e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto). A partir de 22 de abril, todo o público-alvo da vacinação poderá receber a dose.

O grupo prioritário é de trabalhadores de saúde, crianças na faixa etária de seis meses a menores de 6 anos (cinco anos 11 meses e 29 dias), gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e indivíduos com 60 anos ou mais de idade. A soma de todos os públicos estimados a serem vacinados em Pompeia é de aproximadamente 8.113 pessoas. A meta é vacinar 90% de cada um dos grupos prioritários.

“A campanha acontece anualmente, pois a proteção conferida pela vacinação é de aproximadamente um ano e a dose é oferecida nos meses que antecedem o inverno, quando a circulação do vírus é mais intensa”, explica a enfermeira epidemiológica, Luciana Martessi.

Também estão incluídas como alvo da campanha, independentemente da idade, pessoas portadoras de doenças crônicas (respiratórias, renais, cardíacas, hepáticas, neurológicas, etc.) não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, conforme indicação do Ministério da Saúde em conjunto com sociedades científicas. A vacinação deste grupo deve ser realizada em todos os postos de vacinação. No entanto, mantém-se a necessidade de prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação.

Para esse ano serão novamente incluídos como grupo prioritário, professores e auxiliares de sala ativos das escolas estaduais e municipais. Para ter acesso a vacina, o professor deve apresentar documento com foto e uma declaração atestando sua condição profissional.

Pacientes da zona rural também terão uma data exclusiva, a ser definida, para serem imunizados. Esta será em um sábado, dia da semana com maior facilidade de encontro dos moradores.

Prevenção

A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). O Ministério da Saúde orienta a população para a adoção de cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *