Campanha de vacinação antirrábica atinge meta estabelecida

(Imagem: Marcelo Camargo/Fotos Públicas)

Vigilância Sanitária divulga balanço até o momento. Campanha termina nesta sexta-feira (27)

A Campanha de Vacinação Antirrábica, realizada de 16 a 27 de julho em todos os bairros da cidade e zona rural, mobilizou agentes do setor de Vigilância Sanitária e toda a população. Cerca de 4.820 animais acima de 3 meses de idade foram imunizados contra a raiva, doença progressiva aguda e letal no encéfalo.

Todos os mamíferos são suscetíveis ao vírus da raiva e, portanto, podem transmiti-la. Entre os principais sintomas da raiva canina estão à agressividade, salivação excessiva (baba), paralisia e mudanças de comportamento. Por isso, a importância de vacinar cães e gatos onde, além de protegê-los, também se preserva a saúde dos munícipes.

De acordo com João Marcelo Destro “Shell”, diretor da Vigilância Sanitária, a meta era vacinar mais de 4 mil animais entre cães e gatos, e o objetivo foi conquistado. “Encerramos hoje nossas atividades na zona rural, que somadas aos dois dias de vacinação no munícipio, conseguiram atingir as metas estabelecidas. Tudo ocorreu dentro da normalidade e os números de animais imunizados foram satisfatórios. Agora é mobilizar os moradores sobre os trabalhos de prevenção da Leishmaniose”, informou o diretor, pautando a próxima ação que será abordada pela equipe sanitária.

Para os moradores que não conseguiram vacinar seus animais de estimação no decorrer da campanha, estes (maiores de 18 anos) podem retirar a vacina trazendo um recipiente com gelo, para manter a temperatura necessária de conservação da mesma, no prédio da Vigilância Sanitária, localizado na Rua José de Moura Resende, 470. O horário de atendimento é das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *