CAPS adere à ações alusivas ao Setembro Amarelo

(Psicólogas do CAPS, na foto estão Alini Valotto e Flávia Rodrigues)

Objetivo é alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil

Durante todo o mês de setembro, o CAPS (Centro de Assistência Psicossocial) de Pompeia estará realizando diversas atividades de conscientização sobre a realidade do suicídio. Para isso, o centro vai de encontro com a campanha intitulada “Setembro Amarelo”, onde será discutida a importância da conscientização e prevenção do suicídio. Também é neste mês, que se comemora no dia 10, o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) apontam que cerca de 32 pessoas se suicidam por dia no Brasil.

Considerado um problema de saúde pública, já que um brasileiro morre deste mal a cada 45 minutos, e no mundo, esse número cresce para um caso a cada 45 segundos, as ações de atenção ao tema serão intensificadas com a realização de diversas atividades.

O assunto é envolto em tabus, mas a organização da campanha acredita que falar sobre o assunto é uma forma de entender quem passa por situações que levem a ideias suicidas, podendo ser ajudadas a partir do momento em que as mesmas são identificadas, envolta a situações que levam a esse fim que podem surgir de quadros de depressão, bem como do consumo de drogas. Por esse motivo, “Falar é a melhor solução” é o slogan da campanha, cujos envolvidos na sua organização acreditam que assim, conscientizando as pessoas, pode-se prevenir 9 em cada 10 situações de atos suicidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *