CAPS realiza dia com ações de prevenção ao câncer de mama

Usuários do serviço em saúde foram orientados sobre a importância da conscientização a respeito da prevenção do câncer de mama e útero.

Nesta segunda-feira, dia 14 de outubro, a equipe do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) realizou um dia em comemoração ao Outubro Rosa. O objetivo principal foi o de realizar ações de prevenção ao câncer de mama. “A campanha de conscientização contra o câncer de mama, conhecida como Outubro Rosa, é realizada por diversas entidades, por isso, não podíamos deixar este mês passar em branco, e principalmente, destacar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença”, explica a psicóloga responsável pelo centro, Alini Valotto.

Foram realizadas orientações sobre o autoexame da mama, prevenção e a importância de se realizar procedimentos como o exame de papanicolau e o exame clínico de mamografia.

Palestrante do encontro, Ivacy Queiróz, enfermeira da USF Luiz Padilha de Oliveira, explanou sobre a saúde da mulher; medidas de prevenção do câncer do colo de útero e câncer de mama; e quais os exames que devem ser realizados periodicamente para prevenção desses tipos de câncer. “A maior intenção com a detecção precoce é o encaminhamento acontecer em tempo oportuno para o tratamento”. Ainda segundo ela, “o exame preventivo e o clínico das mamas são essenciais”, chamando a atenção para a importância da prevenção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *