DHS alerta pacientes sobre agendamentos de consultas e exames

Objetivo é orientá-los sobre a importância da retirada dos encaminhamentos e da diminuição de pacientes faltosos. Segundo a autarquia, o não comparecimento nos horários marcados vem causando transtornos no SUS.   

O Departamento de Higiene e Saúde de Pompeia faz um apelo sobre as inúmeras ocorrências de desistências das consultas em cima da hora, e da não retirada de encaminhamentos para exames.  A ausência destes pacientes, vem ocorrendo em diversos procedimentos agendados pelo setor responsável. Na maioria das vezes, o motivo de todas estas faltas acaba sendo uma incógnita, pois não são justificadas pelos usuários.

Segundo a servidora municipal de saúde, Rosana Aparecida da Silva Silveira, há três consequências diretas para o problema: o profissional de saúde fica ocioso, a demanda reprimida e a fila de espera, que pode aumentar. “Nós não estamos conseguindo passar com antecedência a vaga para outros pacientes que precisam fazer os exames. É de extrema importância que assim que entrarmos em contato informando a vaga, o paciente verifique se há a possibilidade de estar indo, e, caso não consiga, que nos retorne avisando da impossibilidade, pois só assim, conseguiremos passar a vaga para outra pessoa”, disse.

Rosana ressalta ainda que as vagas perdidas não serão remarcadas de imediato, uma vez que marcada e não comparecida, o agendamento seguirá com a lista de solicitações, fazendo com que o paciente volte a aguardar pela vaga. “Com a ajuda de todos e sem estas falhas, o setor poderá seguir em ritmo acelerado, atendendo à toda população”, concluiu.

Para mais informações, o atendimento presencial pode ser realizado na rua Dr. José de Moura Resende, nº320 – Centro, ou pelo telefone 3405 2828.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *