DHS atualiza balanço da campanha de vacinação contra a gripe

Até quinta-feira (14/05), 5.098 doses foram aplicadas. Campanha segue até o dia 22/06

As baixas coberturas vacinais registradas a nível nacional na Campanha de Vacinação Contra a Gripe acendeu um alerta, e o Ministério da Saúde prorrogou a vacinação até o dia 22 de junho. A preocupação é com os dias mais frios, aliado aos números apresentados de casos e mortes registrados em todo país, que já dobraram com relação ao mesmo período do ano passado.

No Departamento de Higiene e Saúde de Pompeia a situação é outra. De acordo com o último levantamento divulgado na manhã desta sexta-feira (15), mais de 90% da maioria dos grupos prioritários já foram imunizados. “Desde o início da campanha, em 23 de abril, a população vem buscando as Unidades de Saúde para se imunizar”, informou a enfermeira do setor de epidemiologia, Adriana Fernandes. “A meta é vacinar contra a gripe 4.799 pessoas em Pompeia. Até a presente data, cerca de 5.098 mil pessoas foram imunizadas, o que corresponde a 106,23% do público-alvo”, disse.

No entanto, a apreensão do departamento ainda acena para crianças, público-alvo com menor percentual de cobertura. “As crianças entre seis meses a cinco anos de idade são nossa maior preocupação no momento. Apenas 69,34% das 1.073 se vacinaram. Elas, junto às gestantes, são consideradas mais vulneráveis à gripe, por isso a importância de se vacinarem”, concluiu.

O último boletim de influenza do Ministério da Saúde aponta que, até 9 de junho, foram registrados 2.715 casos em todo o país, com 446 óbitos. Do total, 1.619 casos e 284 óbitos foram por H1N1. Em relação ao vírus H3N2, foram registrados 563 casos e 87 óbitos. Além disso, foram 259 registros de influenza B, com 30 óbitos e os outros 274 de influenza A não subtipado, com 45 óbitos. No mesmo período do ano passado, foram 1.227 casos e 204 óbitos por complicações relacionadas à gripe.

Imagem:Reprodução/Internet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *