DHS intensifica vacinação contra sarampo a partir desta segunda (20)

Campanha segue até o dia 31 de agosto com foco na imunização de crianças de 1 ano a jovens de 29 anos

Para que todas as pessoas que devem receber a dose da vacina fiquem protegidas, o Departamento de Higiene e Saúde de Pompeia, por meio das sete Unidades de Saúde da Família (USFs) e da UBS “Valdir Alves Pereira” no bairro Bandeirantes, inicia na próxima segunda-feira (20), a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. Até o dia 31 de agosto, doses estarão disponíveis em todos os postos de saúde, e serão aplicadas em pessoas com idade entre 1 a 29 anos que ainda não tomaram as duas doses prevista no calendário nacional de imunização.

Os bebês com seis meses ou mais também devem receber a chamada “dose zero”, que não é contabilizada no calendário, mas é recomendada devido à circulação do vírus no território. Pessoas de 30 a 49 anos também podem se vacinar, caso haja necessidade. Por isso, é importante apresentar a carteira para um que um profissional de saúde avalie se é o caso de aplicar a dose.

A enfermeira responsável pelo setor de imunizações, Adriana Fernandes Parra, ressalta que esta campanha busca imunizar quem não está com o esquema da vacina tríplice viral (que protege do vírus do sarampo, caxumba e rubéola) em dia.

“A campanha vem para localizar este público-alvo. Nessa faixa etária, é preciso ter duas doses para ficar protegido, mas, mesmo com toda divulgação, ainda encontramos pessoas que não estão com a vacinação em dia. Por isso, estaremos realizando um tipo de varredura, já que vírus continua circulando no país e não podemos facilitar, nem tão pouco deixar pessoas sem a devida imunização”, comentou.

Outras dúvidas quanto à imunização adequada, podem ser esclarecidas na sua unidade de saúde de referência. Vale ressaltar que é importante ter em mãos a carteira vacinal para que um profissional de saúde verifique a necessidade de atualização.

Nossas unidades de saúde estarão abertas de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Na USF “Tufic”, a vacinação é feita até as 21h. Vale ressaltar que não é necessário prévio agendamento, e que por motivo da pandemia, todos atendimentos seguem os protocolos de prevenção ao Covid-19.

 

* Foto Fernanda Sunega

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *