DHS prepara nova campanha de vacinação contra o sarampo

Deverão se vacinar crianças e jovens dos cinco aos 19 anos de idade, que nunca tomaram nenhuma dose, têm registrado apenas uma, perderam o cartão ou não lembram se estão com esquema vacinal completo.

O Departamento de Higiene e Saúde de Pompeia prepara para a próxima semana mais uma fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. O objetivo é imunizar crianças a partir dos cinco anos e jovens até 19 anos. A ação é complementar as anteriores que contemplaram outras faixas etárias.

Quem nunca tomou nenhuma dose, têm registrado apenas uma, perdeu o cartão ou não se lembra se está com esquema vacinal completo, também deve procurar pela unidade de saúde de referência. A imunização estará disponível nas seis unidades do município e na USF “Dr. Aldo de Oliveira Lino” de Paulópolis.

A transmissão do sarampo ocorre a partir de gotículas de pessoas doentes ao espirrar, tossir, falar ou respirar próximo de pessoas sem imunidade contra o vírus. “Nosso intuito é alcançar quem nunca tomou a vacina ou está com esquema incompleto”, reforça Adriana Fernandes Parra, enfermeira responsável pelo setor de Vigilância Epidemiológica.

“Não temos registros de casos em Pompeia, mas há indícios de surtos ativos no país, inclusive as regiões Sul e Sudeste. Por isso é fundamental garantir que nosso município tenha um bom número de pessoas vacinadas”, completou o superintendente do DHS, Rogério Teixeira Barbosa “Pida”.

Vale ressaltar que esta fase da campanha vai até 13 de março, com Dia D agendado para 15 de fevereiro, sábado, das 8h às 17h. Já a nova fase, começa no segundo semestre e terá como foco pessoas dos 30 aos 59 anos.

*Foto: Marcos Santos

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *