DHS promove palestra a idosos no CRAS

O Departamento de Higiene e Saúde realizou na última semana no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), palestra onde idosos assistidos pelo município, tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a doença de Alzheimer. O encontro aconteceu no espaço de reuniões do próprio centro, e foi ministrado pelo médico convidado, Dr. Alceu Bernardo Coqueiro Junior, responsável pela Unidade de Saúde “Flávio Faria Jordão”, no Tufic Baracat.

A ação teve como objetivo, orientar e alertar aos presentes sobre os riscos do mal de Alzheimer, enfermidade incurável de caráter neurodegenerativo, que se agrava com o passar do tempo. “Nosso intuito foi de orientar com relação ao início dos sintomas do Alzheimer, como nós podemos preveni-lo, ensinar um pouco sobre o tratamento, como ele funciona, expondo principalmente os sinais de alerta que a doença apresenta”, frisa o doutor.

Ainda, segundo ele, a ideia central foi promover uma troca de experiências entre os participantes. “Tudo transcorreu como o esperado. Para eles, o bate papo foi uma ótima oportunidade para sanarem dúvidas, inclusive sobre o acolhimento frente as Unidades de Saúde, bem como o encaminhamento e tratamento que a saúde municipal oferece no setor de Especialidades”, concluiu.

O Mal de Alzheimer apresenta de início uma leve demência, seguido da perda das funções cognitivas, ou seja, memória, orientação, atenção e linguagem. Isso se dá, devido à morte das células cerebrais, que quando diagnosticada precocemente, torna possível retardar seu avanço fornecendo um maior controle sobre os sintomas, o que garante melhor qualidade de vida ao paciente e à família.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *