DHS realiza campanha sobre Câncer Bucal junto a Vacinação da Influenza

Saúde municipal está promovendo juntamente com a vacinação antigripal, a campanha de prevenção contra o câncer de boca

O Departamento de Higiene e Saúde, através da equipe de saúde Bucal, estará realizando em conjunto com a Campanha de Vacinação contra a Influenza, ou seja, contra a Gripe, uma ação de prevenção e diagnóstico precoce visando o câncer bucal. A ação teve início na última segunda-feira (23) em todas as unidades de saúde de Pompeia, se estendendo até o dia 1º de junho.

Durante este período, e no sábado, dia “D” (12/05), serão realizados exames bucais junto ao trabalho de conscientização sobre o tema para as pessoas que queiram passar pelo procedimento.

Se constatada qualquer lesão, os pacientes apresentados serão encaminhados para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) para que seja dado início ao tratamento. “Nosso objetivo é aumentar o índice de diagnóstico precoce do câncer bucal, verificando estas possíveis lesões e valorizando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce para melhores resultados no tratamento”, disse Eliezer Oeda, coordenador do setor de saúde bucal do município.

O Câncer Bucal é uma doença que afeta lábios e o interior da cavidade bucal, por isso, a importância desta inspeção preventiva, explicou ainda o coordenador. “É sempre bom ficar atento e observar a aparência da gengiva, parte interna das bochechas, todo o céu da boca, parte superior e inferior da língua e as amídalas. Quando não diagnosticado tardiamente, o Câncer Bucal pode ser curável”, concluiu.

Vale lembra que mesmo sem encontrar nenhuma alteração, a visita anual ao dentista não deve ser esquecida.

Fatores de risco

– uso de tabaco ou drogas ilícitas
– ingestão crônica de bebidas alcoólicas
– exposição prolongada à radiação solar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *