DHS realiza palestra sobre DSTs para alunos da FATEC

Ação visa sanar dúvidas em relação a contaminação de doenças sexualmente transmissíveis e suas formas de prevenção.

O Departamento de Higiene e Saúde de Pompeia (DHS) promoveu na última semana, no auditório da FATEC, uma palestra sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) ministrada pela enfermeira responsável pela USF Odair Aparecido Roque Botter “Zugão”, Rutinéia Botter, junto aos residentes de medicina da Unimar, André e Raquel, que aproveitando o convite e a oportunidade, sanaram dúvidas com relação a contaminação de doenças sexualmente transmissíveis e suas formas de prevenção.

“Tiramos muitas dúvidas dos jovens com relação ao uso de preservativos, tanto masculino quanto feminino. Falamos dos riscos de contrair doenças com o sexo desprotegido. Palestras como essas só vem acrescentar aos trabalhos rotineiros de prevenção que já vínhamos realizando nas Unidades de Saúde. Nossa presença aqui serve também de convite para a realização de exames para a detecção de HIV, Sífilis e Hepatites, disponíveis em nossas Unidades de Saúde. Agradecemos a FATEC pela excelente oportunidade de falarmos sobre DSTs, pois não há local melhor como nas escolas, para promover este trabalho de prevenção em saúde”, destacaram.

Coordenadora Técnica das USFs do município, Gislaine Souza destacou ainda a importância de homens e mulheres realizarem um ‘check up’ uma vez ao ano. “A prevenção é o melhor caminho, pois com o diagnóstico precoce o processo de cura é bem mais eficaz”, disse.

Vale frisar que as Unidades de Saúde estão abertas em sua rotina de trabalho, sem que seja necessário um prévio agendamento para este fim, atendendo a toda população das 7h às 17 horas, com atualização da carteira de vacinação, realização de testes rápidos, aferição de pressão arterial e testes de glicemia.


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *