DHS realiza reunião técnica com servidores sobre Novo Coronavírus

Objetivo é alinhar as orientações sobre o enfrentamento do coronavírus no município, para que eventuais casos sejam atendidos de forma ágil e resolutiva

Na tarde desta segunda-feira, 16 de março, enfermeiras, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, de endemias e sanitários, além de médicos, dentistas e demais servidores do Departamento de Higiene e Saúde de Pompeia, estiveram em reunião nas dependências do Clube JK, para definição de estratégias e medidas de como os profissionais devem proceder em caso de suspeita do novo coronavírus (COVID – 19) identificados nas unidades de saúde municipais e, critérios de precaução para identificação e análise de casos suspeitos.

Segundo a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, Luciana Martessi, o encontro foi de grande proveito. “Todas os servidores da saúde se mostraram envolvidos nesse alinhamento, importante desde a atenção primária, até a assistência hospitalar”, disse Luciana, ao chamar a atenção principalmente para os cuidados com a higiene pessoal, como o ato de lavar constantemente as mãos, e desinfectar ambientes e objetos. Ainda, de acordo com a enfermeira, o município monitora o estado de saúde de 7 pacientes considerados até então, suspeitos de infecção pelo novo coronavírus.

Rogerio Teixeira Barbosa, superintendente do DHS, advertiu que sem a efetiva participação dos munícipes, não será possível impedir a disseminação do vírus “Precisamos que a população siga à risca as normas de prevenção e procure o atendimento só em casos de extrema necessidade como os sintomas do coronavírus e outras emergências”, frisou.

O DHS ressaltou ainda que os Governos Estadual e Municipal, por meio do departamento de saúde e da Vigilância Epidemiológica, monitoram sistematicamente suspeitas de novos casos, seguindo rigorosamente as orientações do Ministério da Saúde para a identificação destes registros.

A prefeita Tina Januário reiterou que este não é o primeiro movimento da administração municipal no sentido de prevenir a ocorrência do coronavírus, uma vez que já existe um comunicado oficial de medidas temporárias de prevenção em atividade. “O município está vigilante e preparado para tomar todas as medidas necessárias”, afirmou a chefe do executivo.

 

COMO ELE É TRANSMITIDO?

O coronavírus é transmitido da mesma forma que uma gripe comum. Isso significa que a doença é passada pelo contato com secreções de pessoas contaminadas: gotículas de saliva, espirro, tosse, toque ou aperto de mão seguido de contato com boca, nariz e olhos.

 

COMO É POSSÍVEL SE PREVENIR?

Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel;

Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir;

Evite aglomerações se estiver doente;

Mantenha os ambientes bem ventilados;

Não compartilhe objetos pessoais;

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *