DHS segue intensificando combate à Dengue em Pompeia

Ações são eficazes e números são 90% menores do que os apresentados no mesmo período de 2020; cuidado deve continuar sendo redobrado

A Prefeitura de Pompeia, por meio do DHS, informa que no período de 1º de janeiro a 24 de março de 2021 foram registrados 33 casos de dengue no Município – 145 a menos, em relação ao mesmo período do ano passado, quando eram 178 confirmações da doença.

Até o momento, foram notificados 58 casos de dengue, sendo 13 descartados. Doze continuam em investigação. A queda é atribuída ao trabalho intenso realizado pelos Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Endemias e Agentes Sanitários do município.

João Marcelo Destro “Shell”, diretor da Vigilância Sanitária, explica que as ações que estão sendo realizadas envolvem, principalmente, a visita casa a casa, para eliminação dos criadouros do Aedes aegypti, o bloqueio em quadras onde exista algum munícipe positivo para a doença, e o serviço de nebulização costal, por meio do qual os agentes pulverizam as ruas e domicílios das áreas notificadas pelas unidades de saúde para bloquear e combater a proliferação do mosquito.

“É preciso que a comunidade entenda que cada um tem que ser responsável pelo seu quintal. O poder público não está medindo esforços no enfrentamento ao mosquito, mas necessita do envolvimento e da colaboração de todos nessa luta que deve ser diária”, frisou o diretor.

Vale ressaltar que a nebulização é apenas um reforço aos trabalhos executados de forma ininterrupta pela Vigilância Sanitária e que a medida só alcançará os efeitos esperados se a população continuar eliminando dos quintais de casa objetos que acumulam água e que possam servir de criadouros.

Confira algumas dicas de combate à dengue:

  • Coloque no lixo todo objeto não utilizado que possa acumular água;
  • Mantenha garrafas vazias ou baldes virados para baixo;
  • Não deixe entulho no quintal ou nas ruas;
  • Mantenha a lata de lixo devidamente tampada e guarde pneus em locais cobertos, longe da chuva;
  • Cubra as caixas d’água, poços ou piscinas e mantenha as calhas de água limpas;
  • Mantenha tampados tonéis e barris de água;
  • Lave semanalmente com escova e sabão os tanques utilizados para armazenar água;
  • Coloque terra ou areia nos pratos dos vasos de planta até a borda;

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *