Dia D da vacinação contra o sarampo é neste sábado (15/2)

Público-alvo são crianças de 5 a jovens de 19 anos. Serão imunizados aqueles que não receberam nenhuma ou apenas uma dose da vacina. Quem perdeu o cartão de vacinação ou aqueles que não sabem se estão com esquema vacinal completo, também devem se imunizar.

O Departamento de Higiene e Saúde de Pompeia, por meio do setor de Vigilância Epidemiológica, informa que neste sábado, dia 15 de fevereiro, acontece o Dia D de mobilização nacional da vacinação contra o sarampo. As 6 Unidades de Saúde da Família (USFs) do município e a USF “Dr. Aldo de Oliveira Lino” de Paulópolis, estarão abertas das 8h às 17h. O público-alvo da ação são crianças e jovens que tenham entre cinco e 19 anos.

Para a enfermeira epidemiológica Adriana Fernandes Parra, o principal objetivo da campanha é intensificar a cobertura vacinal em Pompeia. “É a oportunidade das pessoas que não tomaram nenhuma dose ou que receberam apenas uma das duas doses necessárias se protegerem e ajudarem o município a se manter livre da doença”.

Para receber a dose basta apresentar a carteirinha de vacinação. Quem perdeu ou extraviou a mesma, é considerado não vacinado e, por isso, deve procurar sua unidade de referência para ser imunizado. A atualização da caderneta de vacinação também será realizada durante a ação.

A doença

O sarampo é uma doença viral de elevada contagiosidade, cuja transmissão ocorre por meio de secreções nasofaríngeas expelidas ao tossir, espirrar e falar. Casos graves podem levar ao óbito.

Os principais sintomas são febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular, coriza, congestão nasal e mal-estar intenso. Após estes sintomas, há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias.

 

*Foto: Carlos Bassan

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *