Estudantes de Medicina realizam palestra sobre Dengue a alunos da “Carmelino”

Estagiários vão à escola para conscientizar sobre doença, que neste ano já registrou um caso

Durante esta semana, estudantes do curso de Medicina da Unimar realizaram para os alunos da EMEF “Prof. Carmelino José Dalsenter”, mais uma importante ação para estudantes da rede municipal de ensino, orientando-os sobre as formas de combate do mosquito Aedes Aegypti.

Promovida pelos estagiários através de parceria com o DHS, a temática de combate à dengue foi ministrada com uma linguagem atrativa e de fácil entendimento, já que o público alvo são crianças e não adultos. O objetivo é levar através da equipe de profissionais da área de saúde, informações que devem ser vistas como tarefas indispensáveis do dia a dia, junto à comunidade.

Na ocasião, foram esclarecidas as formas de prevenção, sintomas, fatores de risco e os meios de transmissão. “A dengue atinge toda a comunidade e o que temos que fazer é um trabalho de prevenção intenso, principalmente nesta época do ano, onde as chuvas são constantes. Como futuros médicos, eles tiveram a oportunidade de treinar um problema de saúde pública diretamente com nossos moradores, através de seus filhos, frisando a importância de manter quintais sempre limpos e livres de recipientes que possam vir a ser criadouros do mosquito”, declarou Gislaine Souza, coordenadora das USFs do município.

Gislaine ressalta ainda sobre os riscos da doença. Segundo ela, caso a pessoa apresente sintomas como febre alta, dores de cabeça, dor muscular, no abdome ou nas articulações, cansaço, indisposição, enjoos, vômitos, diarreia e manchas vermelhas pelo corpo, a procura pelo serviço de saúde deve ser imediata, pois o paciente pode ter contraído a dengue. “Elimine os focos do mosquito Aedes aegypti, vetor da doença, tapando caixas d’água, ralos e acabe com aglomeração de água nos demais locais. Atitude simples que se praticada por todos, resolveria o problema de dengue em qualquer cidade”, concluiu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *