Novembro Azul segue com ações envolvendo a saúde do homem

Depois do ‘Outubro Rosa’, período agora é dedicado a promover a saúde do homem.

O Departamento de Higiene e Saúde de Pompeia, através das equipes de Saúde da Família e do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), iniciaram, neste mês, ações direcionadas especificamente para a população masculina. São atendimentos coletivos e individuais realizados em sala de espera, com funcionários do SAAE, Prefeitura e empresas da cidade, que estão recebendo visitas dos profissionais de saúde.

Como exemplo, na última semana, funcionários da USF “Elysio Prado Moreira” realizaram uma ação com funcionários de um supermercado próximo da unidade. “Nós queremos alcançar a maior quantidade possível de pacientes e orientá-los sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata”, enfatiza a Enfermeira responsável pela unidade, Fernanda Chicarelli.

Rogério Teixeira Barbosa “Pida”, superintendente do DHS, explica que além do câncer de próstata, as Unidades de Saúde orientam os homens acerca da adoção de hábitos saudáveis bem como verificam a pressão arterial, realizam exame de glicemia capilar e coleta de PSA, que é a coleta de sangue para diagnosticar a alteração na dosagem do antígeno prostático. “Todos nossos profissionais de saúde, incluindo médicos, enfermeiras e dentistas, estão envolvidos na campanha. Os agentes comunitários de saúde também estão instruídos a intensificar as orientações nas visitas domiciliares, pedindo para que os homens procurem pela Unidade de Saúde, informou “Pida”.

O câncer de próstata é uma doença que atinge os homens em maior escala quando comparado ao índice em que o câncer de mama atinge as mulheres. Sintomas como desconforto urinário, aumento da frequência urinária durante a noite, jato urinário mais fraco que o comum e sangramento urinário, podem ser apresentados quando a doença já se encontra instalada.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *