Novembro Azul: Unidades de Saúde abrem até as 21h nesta quinta (16)

Nesta quinta-feira (16) e na próxima, dia 23, USFs prestarão atendimento das 17h às 21h. Ação é voltada para os homens e busca incentivá-los a realizar o PSA, exame de sangue preventivo contra câncer de próstata

O Departamento de Higiene e Saúde em conjunto com as sete unidades de saúde do município, realizarão atendimentos a população em horário alternativo, principalmente direcionados aos homens acima dos 40 anos de idade. A extensão acontece nesta quinta-feira (16) e na próxima, no dia 23/11. O atendimento faz parte das atividades da campanha de prevenção ao câncer de próstata pertencente ao “Novembro Azul”.

As USFs também orientarão os pacientes com relação a outras doenças que merecem mais atenção por parte dos homens. Durante todo o mês, além de toda esta intensificação, serão ofertados testes de glicemia, aferição de pressão, teste rápido de Hepatites B e C, HIV e Sífilis e agendamento de exames, procedimentos que também estão disponíveis diariamente na rotina da unidade.

“Os homens devem procurar a unidade de saúde a qual pertençam para realizarem estes exames de prevenção, em especial o PSA, pois as chances de cura são gigantescas quando o diagnóstico é precoce. A maioria deles procuram o atendimento médico somente quando as enfermidades já estão instaladas”, disse o superintendente do DHS, Rogério Teixeira Barbosa “Pida”.

A prefeita Tina Januário enfatizou a ação organizada pelas unidades de saúde e completou que a busca por atendimento não se refere apenas ao preventivo de câncer de próstata, e sim a saúde do homem como um todo. “Assim como aconteceu com o ‘Outubro Rosa’ e toda campanha envolvendo a saúde da mulher, novembro é o mês de ressaltarmos a saúde do homem. Os números mostram que a doença é a que mais acomete homens acima dos 40 anos, e destes, a grande maioria não procura atendimento médico. Sendo assim, é importante que a população masculina, alvo desta campanha, realize esses exames de prevenção disponibilizados pelas unidades”, concluiu.

As datas e horários estipulados são para que os profissionais da saúde possam atender aos interessados que não conseguem ir às unidades nos horários regulares de funcionamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *