Pacientes participam de Atividade Física ao ar livre

Objetivo é estimular a prática esportiva, promovendo saúde para a população

Com o acompanhamento de educadores físicos do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família), grupos de atividades físicas formados nas unidades de saúde do município se encontraram na manhã desta quarta-feira (14), para pôr em prática exercícios que vão desde um simples alongamento ao incentivo da tradicional caminhada, dentre outros de equilíbrio e coordenação motora.

Como objetivo, a administração “Tina Januário” busca fazer com que estes pacientes saiam do sedentarismo através da prática contínua de qualquer atividade físicas. “A cada dia da semana, os educadores físicos têm um encontro marcado com uma das sete unidades de saúde, a fim de, em conjunto com os agentes comunitários, conquistar moradores e pacientes em sala de espera para que dediquem alguns minutos do seu dia na realização de algum tipo de atividade física, e isso tem dado certo. Hoje, grupos estão se formando para a prática”, disse Rosângela Piccinelli Zanchetin, responsável pela Academia Vida.

Segundo o educador físico do NASF, Fabrício Maricá, esses encontros têm por objetivo combater o sedentarismo e promover a saúde com um dos remédios mais recomendados pelos profissionais da área:  a atividade física. “Movimentar-se. Essa é a receita que mesmo simples e recomendável para qualquer faixa etária, previne várias doenças”, frisa ele.

Para Simony Pereira, outra educadora pertencente ao NASF, os benefícios para quem realiza exercícios regulares são múltiplos. “Aumento da força e do tônus muscular, melhoria da flexibilidade, fortalecimento dos ossos e articulações, perda de peso, da gordura corporal e o controle da pressão arterial são algumas das vantagens que contribuem para a diminuição do risco de doenças como obesidade, diabete e hipertensão”, disse.

Os grupos são formados em dias e horários conforme a demanda de cada unidade de saúde, que com a ação, busca atrair cada vez mais pacientes visando o bem-estar da população, reduzindo a ansiedade, o estresse e combatendo a depressão, caso haja, dos envolvidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *