Pompeia alcança índice esperado de vacinação contra o Sarampo em crianças

Na primeira fase da campanha, foram aplicadas 81 doses da vacina contra a doença nas 269 crianças que compareceram na vacinação.

A primeira fase da campanha de vacinação contra o sarampo terminou no último sábado (25), com cobertura prevista pelo Departamento de Higiene e Saúde de Pompeia (DHS). De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, foram aplicadas 81 doses da vacina, nas 269 crianças que compareceram com a caderneta de vacinação em mãos.

Nesta primeira etapa, o público-alvo era formado por crianças com idade entre seis meses e cinco anos. Segundo a enfermeira responsável pelo setor, Luciana Martessi, a taxa de procura para vacinação alcançou números esperados pelo departamento, que segue atento com a imunização e ações de bloqueio, quando necessárias. “Não houve nenhum registro de sarampo em moradores de Pompeia, mas estamos em alerta para pessoas que possam contrair a doença em outras cidades, evitando que a mesma possa se manifestar em nosso município”, disse.

O sarampo é uma doença viral, infecciosa, grave, extremamente contagiosa e comum na infância. A doença geralmente é acompanhada por febre, manchas vermelhas no corpo, tosse, coriza e conjuntivite, independente de idade.

Nova fase

A partir do dia 18 de novembro, a vacinação está priorizada para adultos jovens não vacinados na faixa etária de 20 a 29 anos de idade. A imunização para este grupo se encerrará no dia 30 do mesmo mês, sábado, com a realização de um novo “Dia D” nas 7 Unidades de Saúde da Família (USFs). A vacina é a melhor forma de prevenção contra a doença.

 

*Foto Marcelo Camargo/Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *