População apoia ações do Município no combate à dengue

Papel dos cidadãos é fundamental nas ações de combate, inclusive na conscientização de toda a comunidade sobre os riscos da doença e os cuidados a serem tomados para evitar a proliferação do mosquito transmissor.

O trabalho intensivo de combate ao mosquito Aedes aegypti em Pompeia chega ao quarto mês com ótimos resultados, alcançados por meio de visitas domiciliares, trabalho em turno estendido de agentes de endemias e agentes comunitários de saúde, e nebulização em pontos estratégicos e locais com incidência de casos positivos da doença. Durante esses meses, o Departamento de Higiene e Saúde de Pompeia, através da Vigilância Sanitária, tem realizado visitas casa a casa, para exterminar os criadouros e focos do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Por onde têm passado, as equipes recebem o apoio da população que elogia a ação persistente do governo municipal.

Desde janeiro deste ano, os trabalhos foram mais incisivos nos bairros Olmira, Odilon e em partes do América I e II, onde ocorreu o trabalho de nebulização, seguido das visitas diárias aos imóveis nas últimas semanas.

Um dos imóveis visitados foi o da aposentada Edileide Caldeira Freire, 60 anos, no bairro Odilon. Sempre em casa, Dona Edileide usa água o tempo todo, mas tem o maior cuidado. Ficou feliz com a chegada da equipe de agentes e fez questão de mostrar todos os cômodos do lugar. “Faz 60 anos que eu moro aqui em Pompeia e acho muito importante este trabalho que a prefeita e os servidores do DHS estão fazendo pela nossa saúde. Que ela continue com este trabalho, pois há muitas pessoas que levam o problema da dengue na brincadeira, sem se dar conta que a coisa é séria. A dengue mata, por isso, temos que limpar nossos quintais”, falou.

Rosely Zompero da Silva, 62 anos, moradora do Jardim América, revelou que na casa onde mora também toma os mesmos cuidados, elogiou a ação do Município e cobrou empenho dos cidadãos. “Faço questão de abrir as portas para a entrada das equipes e todos os moradores deveriam fazer o mesmo. Todos os dias eu olho meu quintal, pois tenho muitas plantas e preciso estar sempre dando uma olhada. Todos devem ajudar, não juntando entulhos, sacolas, plásticos. A prefeitura faz seu trabalho, mas muitos da população não colaboram”, frisou.

A prefeita Tina Januário agradeceu a colaboração de todos que estão empenhados na luta contra a dengue. “Gostaria de agradecer de coração a cada cidadão pelo engajamento no combate à dengue. Vocês estão dando um exemplo de união em benefício da nossa cidade e isso vem servindo de exemplo para tantos outros municípios. É com esse espírito de união que vamos fazer de Pompeia uma cidade cada vez melhor e com mais saúde para todos”, conclamou.

O horário de atuação das equipes está acontecendo em dias úteis, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h00. Para denúncias e demais reclamações de terrenos com lixo, entulhos e mato alto, envie essas informações com endereço completo no telefone 3405 1510.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *