Programação do “Outubro Rosa” tem início em todas as Unidades de saúde

Solicitação de mamografia e exame de Papanicolau serão algumas das intensificações neste mês nas USFs; público-feminino está convidado a participar.

Foto: Gustavo Urpia

 

O Departamento de Higiene e Saúde de Pompeia, através das Unidades de Saúde do município, adere e convida a toda população feminina para compartilhar do movimento popular internacionalmente conhecido como “Outubro Rosa”, que tem por objetivo, chamar a atenção para a importância de as mulheres realizarem mensalmente o autoexame da mama, dentre outras que devido ao histórico, precisem do exame de mamografia, haja vista a importância do diagnóstico precoce.

Na ocasião, os profissionais das unidades estarão no aguardo e preparados para orientar as pacientes sobre prevenção, sem a necessidade de um agendamento prévio. “As mulheres receberão orientações sobre como fazer o autoexame da mama, além de realizarem outros exames como a coleta de preventivo, aferição de pressão arterial, teste de glicemia e o encaminhamento para a mamografia, reforçando os cuidados com a sua saúde”, pontuou a Coordenadora das USFs, Gislaine Souza.

Para a prefeita Tina Januário, é imprescindível que as mulheres se conscientizem sobre a importância do autoexame e da mamografia. “O mês de outubro para nós mulheres, é rosa e de conscientização e prevenção do câncer de mama e demais exames de rotina. Nossas Unidades estão preparadas para recebê-las, e com elas, os diversos serviços que o município oferece para que a mulher possa se cuidar”, expressou a chefe do executivo.

Além das mulheres de 50 a 69 anos, público-alvo da campanha, outras de menor idade, e que por sua vez, possuam familiares de primeiro grau acometidas pela doença, também podem procurar as unidades de saúde de seus bairros para agendar a mamografia. Todas estão convidadas a comparecerem na rotina da USF, e especialmente durante a intensificação no decorrer deste mês, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *