Projeto “Atitude Mais Saúde” lança novo grupo de combate à obesidade

Intuito é unir atividade física e alimentação saudável, trazendo aos participantes uma melhor qualidade de vida e prevenção de inúmeras doenças.

Promovido de forma contínua pelas Unidades de Saúde da Família (USFs) do município, através do trabalho de enfermagem das Unidades, e com o auxílio dos profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), desde maio de 2017, a reeducação alimentar vem sendo oferecida à população pelo Departamento de Higiene e Saúde de Pompeia, com grupos que se encontram semanalmente.

A atividade tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da alimentação saudável, enfatizando os benefícios do hábito da alimentação balanceada, os prejuízos ocasionados à saúde decorrentes da alimentação inadequada, e como a alimentação segura pode refletir na qualidade de vida dos participantes.

“Qualquer pessoa pode participar do projeto que visa a busca por mais qualidade de vida, através de uma alimentação saudável, aliado ao emagrecimento saudável e definitivo, e até mesmo para os pacientes que têm encaminhamento específico dos profissionais de saúde”, explicou a enfermeira coordenadora do Programa Saúde da Família, Adriana Fernandes Parra.

Além do acompanhamento nutricional realizado pela equipe, outros profissionais também participam das reuniões, dentre estes, psicóloga, fisioterapeuta e educadores físicos. “Trabalhamos a reeducação alimentar como uma mudança de comportamento. O participante praticamente tem um prontuário só para esta ação, com acompanhamento mensal, onde são anotados dados, como peso, aferição de glicose e pressão”, ressaltou a nutricionista, Letycia Dutra.

Com palestras e orientações que incentivem a reeducação alimentar, os integrantes aprendem a comer de maneira saudável, e com isso, melhoram a sua qualidade de vida, agregando outros hábitos saudáveis em sua rotina diária, como, por exemplo, a prática de atividades físicas. Caso todo este trabalho não traga os resultados necessários, o paciente então, após passar pela equipe multidisciplinar, é encaminhado para a cirurgia bariátrica.

Para mais informações ou esclarecimentos, os interessados podem entrar em contato através do telefone (14) 3405 2828, ou procurar por sua Unidade de Saúde de referência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *