Sábado será “Dia D” de vacinação contra o Sarampo

Todas as Unidades de Saúde do município e do distrito de Paulópolis estarão abertas das 8 às 17h para a imunização; Crianças entre 6 meses a menores de 5 anos serão o público-alvo desta primeira etapa.

A Campanha Seletiva de Vacinação contra o Sarampo está em andamento pelo Departamento de Higiene e Saúde de Pompeia desde o dia 8 de outubro. Para facilitar o acesso da população, neste sábado, dia 19, será realizado o Dia D, com a abertura das sete Unidades de Saúde da Família (USFs), das 8h às 17h para a imunização das crianças entre 6 meses e menores de 5 anos que ainda não contam com as doses preconizadas para as idades.

“A ação tem o objetivo de completar a rotina vacinal deste público, identificado pelo Ministério da Saúde como o mais vulnerável para os agravos da doença”, explicou Luciana Martessi, enfermeira responsável pelo setor de epidemiologia.

Ainda de acordo com a enfermeira, o Dia D é oferecido como uma oportunidade a mais, já que a vacina é disponibilizada diariamente, em todas as Unidades de Saúde, em seu horário de funcionamento. “Por conta das ocorrências nacionais e principalmente, no estado de São Paulo, foi inserida a chamada ‘dose 0’, aos 6 meses. Por isso, é fundamental que as carteiras de vacinação sejam levadas para a verificação da necessidade e registro no caso de imunização. Mesmo nos casos de perda da caderneta de vacinação, a procurar pela Unidade de Saúde também deve ser realizada”, concluiu.

A Campanha Seletiva contará com a abertura para o ‘Dia D’deste sábado, das 8h às 17h, em todas as Unidades de Saúde do município e do distrito de Paulópolis. Vale ressaltar que até o momento, não foi registrado no município nenhum caso suspeito ou positivo de sarampo.

*Foto: Carlos Bassan

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *