DIA D de vacinação contra sarampo para jovens adultos será neste sábado (30/11)

Jovens de 20 a 29 anos com esquema incompleto de vacinação devem se imunizar. Nesse dia também será realizada a mobilização nacional do Dia D.

Neste sábado (30/11) será encerrada a campanha de vacinação contra o sarampo para adultos jovens de 20 a 29 anos. A data também marca o Dia D da ação, quando todas as Unidades de Saúde estarão abertas das 8h às 17h, mobilizadas para ampliar o público vacinado.

Luciana Martessi, enfermeira responsável pelo setor de epidemiologia, explica que a vacinação é voltada para quem não iniciou o esquema de duas doses do imunizante ou quem ainda não o finalizou. “Este é o segundo Dia D de mobilização que realizamos em um sábado, objetivando dar acesso à vacina aquela população que não conseguiu ir aos postos de saúde durante a semana, em horário comercial, por isso, convocamos para esta edição, os adultos de 20 a 29 anos a aderirem à iniciativa, evitando assim, novos casos de sarampo”, afirma.

Vale reforçar que a vacina contra o sarampo está disponível de rotina nos postos de saúde durante todo o ano para uso, quando necessário.

Esquema vacinal

– Crianças entre 6 meses e 11 meses devem tomar uma dose da tríplice viral. Importante ressaltar que essas crianças precisarão seguir o esquema normal de imunização a partir dos 12 meses.

– Crianças com 12 meses devem tomar uma dose da vacina. A segunda dose deve ser feita aos 15 meses.

– Indivíduos de 2 anos a 29 anos não vacinados devem tomar 2 doses da tríplice viral, com um intervalo de 30 dias entre elas.

– Indivíduos de 30 a 49 anos de idade não vacinados precisam tomar 1 dose da tríplice viral;

– Profissionais de saúde não vacinados devem ter 2 doses com a vacina tríplice viral independentemente da idade, com intervalo mínimo de 30 dias entre elas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *