Saúde leva orientações de fonoaudiologia a integrantes do SIM

Atividade teve o objetivo de conscientizar sobre a importância dos cuidados com a saúde, voz e audição

Através de uma parceria com o SIM (Serviço de Integração de Menores), o Departamento de Higiene e Saúde, através da fonoaudióloga do setor, Fernanda T. Ferreira Lima, realizou uma palestra para adolescentes que integram a instituição, discutindo vários temas, dentre estes, o próprio corpo.

A ação contou com a participação de integrantes do SIM, e falou sobre cuidados importantes para preservar a saúde e a voz. O encontro aconteceu em sala de aula, na própria instituição, onde o fonoaudiólogo destacou cuidados importantes, dentre outros hábitos característicos da idade. “Nós discutimos a saúde e de como o uso de drogas e bebidas influenciam na voz, além de orientações sobre o câncer de laringe e de prega vocal, “piercing” de língua e como ele atrapalha a articulação e mastigação, aliado as consequências de colocá-lo em uma musculatura que não é própria para isso, sanando dúvidas e acima de tudo, orientando-os da melhor forma para atentarem a esses cuidados”, disse.

Outro destaque abordado, foi sobre os riscos da perda de audição, relacionada ao uso de fones de ouvido em intensidade mais alta. “Os adolescentes usam este tipo de equipamento com o volume muito alto. Isso acarretará na perda progressiva de audição. Caso continuem com o hábito de ouvir em altura elevada, a perda pode ser irreversível”, concluiu.

O trabalho foi realizado nos períodos da manhã e tarde e tem se mostrado eficaz, haja vista a adesão dos que participaram pelas dicas e conselhos ministrados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *