Saúde realiza 357 testes de hepatites virais em Pompeia

Foto: André Luiz D. Takahashi

Novos testes também serão disponibilizados ao público na noite deste domingo (04/8) a partir das 19h na Praça da Matriz.

Cerca de 357 testes de hepatite B e C foram realizados durante todo o mês de julho em todas as 7 Unidades de Saúde do município, até esta quinta-feira (1/8), em ação promovida pelo Departamento de Higiene e Saúde de Pompeia (DHS), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

“Nosso intuito foi de chamar a atenção da população, com relação à prevenção e diagnóstico precoce”, afirmou a enfermeira do setor de epidemiologia, Luciana Martessi.

Segundo a enfermeira, na maior parte dos casos de hepatite, o paciente não apresenta sintomas, é comum que ela seja descoberta apenas numa fase já crônica. “Hepatite é uma doença silenciosa, que se não for tratada, pode levar à morte. Por isso, a importância da realização do teste e deste cuidado”, concluiu Luciana.

As unidades de saúde de Pompeia oferecem vacinas para hepatite A e hepatite B, conforme o calendário de vacinação do Ministério da Saúde. Não existe no mundo ainda, porém, uma vacina que proteja contra a hepatite C.

Testes Rápidos neste domingo

Neste domingo (4/8), as enfermeiras do DHS de Pompeia irão promover uma ação com testes de HIV e de hepatite B e C, na Praça da Matriz, das 19h às 21h30. O evento, realizado em parceria com o Rotary Club de Pompeia, acontece em alusão ao Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais (28/7) e, consequentemente, a finalização da campanha Julho Amarelo, mês de combate às doenças do fígado.

Pacientes com resultado positivo serão encaminhados para a realização de exame de carga viral e, em seguida, o tratamento e acompanhamento serão oferecidos nas unidades de saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *