Semana de Mobilização Contra o Aedes Aegypti visita escolas do município

Objetivo é sensibilizar os alunos e conscientizá-los sobre a importância das ações de combate e prevenção ao mosquito transmissor.

Durante toda a semana, o Departamento de Higiene e Saúde de Pompeia, através dos Agentes Comunitários de Saúde, Sanitários e de Endemias, aliados às Enfermeiras das USFs, promoveu nas escolas da rede municipal e estadual de ensino a Semana de Mobilização contra o Mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.

O objetivo é sensibilizar os alunos e conscientizá-los sobre a importância dessas ações de combate e prevenção. “Todos os alunos acabam se tornando multiplicadores desses conhecimentos, e levam tudo o que aprenderam para conhecimento de seus familiares e amigos, atingindo assim uma grande parcela da população”, pontuou a coordenadora das USFs, Gislaine Souza.

Neste período as unidades escolares estarão desenvolvendo junto aos alunos, trabalhos pedagógicos e discussões sobre o tema que envolve prevenção e conscientização, fortalecendo a Campanha, bem como a distribuição de folders para orientação.

Os setores de saúde reforçam ainda sobre a importância de realizar a vistoria nas residências, com o objetivo de identificar possíveis criadouros de mosquito. “A mobilização também conta com o apoio fundamental da Prefeitura Municipal, que possibilita a retirada dos materiais inservíveis dos imóveis vistoriados”, completou o diretor da Vigilância Sanitária, João Marcelo Destro “Shell”.

Para a prefeita Tina Januário, toda esta mobilização é de fundamental importância para o município e para a saúde dos moradores. “A Prefeitura não tem medido esforços no combate ao mosquito Aedes Aegypti. Nós temos atuado de forma preventiva e educativa, e pedimos a colaboração de toda a população através de ações de conscientização como esta, para que juntos evitemos a proliferação desse transmissor”, destacou a chefe do executivo.

Ainda na próxima semana, o DHS segue com a mobilização de prevenção e combate ao mosquito no município. As equipes que já passaram pelas regiões do Jardim José Januário, Lacombe, Acácias, América I e II, Tufic Baracat, Olmira, JK, Primavera e parte do Flândria, seguirá nos próximos dias para outros bairros, inspecionando os imóveis com o objetivo de identificar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, orientando os moradores e distribuindo o material sobre o tema.

Orientações de combate ao mosquito transmissor

– Guarde pneus em locais cobertos;

– Verifique se a caixa d’água está bem fechada;

– Mantenha garrafas sempre viradas para baixo;

– Jogue no lixo todo objeto que possa acumular água parada;

– Examine locais como quintal, varanda e laje à procura de pontos de acúmulo de água;

– Troque diariamente a água dos potes dos animais de estimação. Lave os frequentemente limpando-os com escova ou esponja para higienizá-los bem;

– Observe os ralos, vasos sanitários de pouco uso, piscinas, caixas d’água, calhas, bandejas de ar-condicionado e de geladeira, pratinhos de plantas, os próprios vasos, garrafas PET e de vidro, baldes, saquinhos plásticos, tampas de garrafas e lonas;

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *