Sistema reprodutor é tema de palestra envolvendo alunos do ensino fundamental

Dra. Raquel Contente, médica da USF “Minami”, esteve na escola e ministrou o encontro junto aos alunos.

A quarta-feira (26/09), foi dia de palestra sobre sistema reprodutor para os alunos do ensino fundamental da EMEF de Pompeia, ambos em fase de amadurecimento e mudanças físicas, como, por exemplo, a primeira menstruação, no caso do sexo feminino, e o engrossamento da voz, em relação ao sexo masculino.

Na ocasião, os alunos receberam a Dra. Raquel Contente, médica da USF “Dr. Paulo Minami”, para falar sobre o tema de maneira simples e objetiva, fazendo com que os estudantes tivessem a oportunidade de aprender, conhecer e tirar dúvidas sobre o assunto. “A puberdade é o período em que ocorre a transição da fase infantil para a adolescência. Dessa forma, não há momento mais oportuno para que os alunos possam identificar as diferenças entre os gêneros e compreender como funcionam seus sistemas reprodutores, através de um bate-papo bem esclarecedor”, comentou.

Através de encontros como este, a ação visa orientar os alunos sobre um tema que envolve tabus e timidez, ou seja, difíceis de serem discutidos, principalmente em ambiente familiar. “O assunto foi abordado de forma esclarecedora, usando uma linguagem simples onde os adolescentes puderam fazer perguntas que em muitos casos, são difíceis de serem feitas em casa. Com isso, precisamos incentivá-los a priorizar os seus sonhos, mostrando de onde viemos e fazendo-os conhecer as responsabilidades da vida adulta”, concluiu Graziele Piccinelli Garcia, Enfermeira da Unidade, também presente na realização.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *