Unidades de Saúde propõe caminhadas à pacientes assistidos

Todos sabemos que quando passamos por algum problema de saúde, é preciso que este seja tratado, mas também não podemos descartar a famosa frase que diz “É melhor prevenir do que remediar”, concordam?

Nas Unidades de Saúde de Pompeia, o trabalho não é diferente, pois com a inclusão de profissionais de educação física na rotina das USFs, à promoção da saúde, aliada à integração de exercícios físicos, têm melhorado a vida de muita gente.

Na ocasião, destacamos a atuação da USF Dr. Paulo Minami, sem esquecer das demais Unidades de Saúde que, o NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), e a parceria entre enfermeiras, agentes de saúde, médicos e médicas das Unidades, levam mais qualidade de vida para a população.

Segundo eles, muitas das doenças sofridas por seus pacientes podiam ser amenizadas com encontros semanais e atividades físicas regulares. “Muitos pacientes ficam o dia inteiro sozinhos em casa, sem realizar qualquer atividade que promova sua saúde. Alguns somam o sedentarismo com hábitos alimentares pouco saudáveis. Então, inserimos nossos profissionais de educação física, uma psicóloga e uma fisioterapeuta, para que em conjunto com a equipe das Unidades, pudessem criar grupos de caminhada, alongamentos dentre outros exercícios e rodas de conversa, pelo menos uma vez a cada semana”, ressaltou o Superintendente do DHS, Rogério Teixeira Barbosa “Pida”.

Os grupos que tiveram início ainda no ano passado, seguem firmes com ações semanais no período da manhã. “Não exercia qualquer atividade física, estava acima do peso e muitas dores. Não tinha vontade de fazer nada, só de dormir. Comecei aos pouquinhos com as caminhadas, e hoje me sinto bem melhor e mais disposta”, comentou a dona de Casa Celcina Silva dos Santos (74). Hoje, dona Celcina percorre tranquila os mais de dois quilômetros, com seu grupo na semana. Ainda, segundo ela, a prática já trouxe novas amizades e bons resultados, como a perda de dez quilos e a melhora da pressão arterial.

Assim como Celcina, outros pacientes também podem perder peso e ganhar mais saúde. Se você é um dos moradores assistidos pela USF Dr. Paulo Minami e ficou interessado em participar das caminhadas, elas acontecem todas as terças-feiras, às 8 horas da manhã, com concentração junto à Unidade (Rua João Batista de Lima, 26, telefone 3405 1543). “A prática regular de atividades físicas é fundamental para uma vida mais saudável. E para participar são necessárias boa vontade e disposição, e uma roupa e um tênis confortável”, completou a enfermeira responsável pela Unidade, Graziele Piccinelli.

Moradores assistidos por outras Unidades de Saúde também podem aderir a prática. Basta ir até a USF, se inscrever e participar do projeto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *