Unidades de Saúde realizam atendimento Noturno na Semana da Mulher

A partir de segunda-feira (05), USF’s funcionarão das 7h da manhã às 8h da noite, com intensificação e foco no programa ‘Saúde da Mulher’

Todas as sete unidades de saúde do município terão seus horários de atendimentos ampliados nesta próxima semana. Isso por que entre segunda (05) e sexta-feira (09), as USF’s atenderão até as 8h da noite. O objetivo da mudança é facilitar o acesso ao público feminino que não consegue ir até os postos no horário normal de funcionamento.

A ação, que acontece em alusão ao Dia Internacional da Mulher comemorado na próxima quinta-feira, 8 de março, irá oportunizar coletas de pré-câncer como o Papanicolau, ou através da realização do autoexame das mamas, dentre outros como os testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B e C, seguidos de demais orientações ao público feminino.

Gislaine Souza, enfermeira coordenadora das unidades, explica que o convite e a presença da mulher neste incentivo à realização de exames preventivos, têm como intuito chamar a atenção e conscientizar a sociedade dos diversos problemas de saúde que podem afetar a vida das mulheres. “Durante as atividades, serão feitas além das coletas de papanicolau, aferição de pressão arterial, verificação de glicemia capilar, palestras sobre câncer de mama e de colo do útero, utilizando ainda do momento, para levarmos informações que frisem sobre a importância dos cuidados que cada uma deve ter com sua saúde”, disse.

A prefeita Tina Januário reafirmou o compromisso com a saúde da mulher e ações de prevenção.  “Este trabalho de união entre as unidades e suas equipes, é fundamental e caminha junto a nossa proposta, que é de acolhê-las com segurança e apoio”, concluiu.

Os atendimentos e a rotina da unidade continuam normais. Como única mudança apresentada, o horário alternativo que ultrapassará às 17h, com foco principal voltado a saúde da mulher.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *