Vacina contra a Gripe começou nesta segunda-feira (23/04)

Devem ser vacinadas mais de 5.000 pessoas, pertencentes a grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias. O Dia D de mobilização nacional será 12 de maio

O Departamento de Higiene e Saúde, em ação promovida pelo Ministério da Saúde, realizará a Campanha Nacional de Vacinação do ano de 2018 contra a Influenza. A mobilização começou hoje, segunda-feira (23/04), e seguirá até 1º de junho, sendo sábado (12 de maio), o dia de mobilização nacional.

Nesta campanha, além de indivíduos com 60 anos ou mais de idade, serão vacinadas as crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores da saúde, os professores das escolas públicas e privadas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis mediante prescrição médica no ato da vacinação, povos indígenas, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

O Influenza é um vírus de circulação sazonal e, em 2018, a vacina disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS)  é trivalente, protegendo contra 3 tipos de Influenza, sendo eles o H3N2, o H1N1 e o B. No Brasil, o público-prioritário representará, aproximadamente, 60 milhões de pessoas e a meta (nacional) é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos elegíveis para a vacinação.

Para vacinar basta ir até a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa munido com o Cartão de Vacinação. Se você perdeu ou não sabe onde deixou o seu cartão, é possível fazer outro cartão na USF a qual o paciente pertença.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *