Vacina contra a Influenza é prorrogada

Iniciada em 23 de março, campanha contra a gripe agora segue até o dia 31 de agosto

O Departamento de Higiene e Saúde, seguindo as orientações do Ministério da Saúde, anuncia a prorrogação da Campanha de Vacinação Contra a Gripe até o dia 31 de agosto. Em Pompeia, as 7 Unidades de Saúde da Família (USFs) e a UBS “Valdir Alves Pereira” no bairro Bandeirantes, seguem imunizando apenas pessoas pertencentes aos grupos prioritários da campanha.

Além das crianças, gestantes e mães no pós parto, fazem parte dos grupos prioritários da campanha os idosos, doentes crônicos (com comprovante médico), pessoas com deficiência, adultos com idade entre 55 anos a 59 anos, professores de escolas públicas e privadas (do ensino infantil até pós-graduação), trabalhadores da saúde, funcionários do sistema prisional e de forças de segurança e salvamento, pessoas privadas de liberdade, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo.

Em função do baixo número de vacinas em crianças e gestantes, até pelo temor da população de ir até a Unidade durante a pandemia, o DHS realiza este chamamento especial para estes grupos. “As crianças fazem parte do grupo de risco, pois estão em desenvolvimento. Mulheres grávidas e mães no pós parto ficam com o sistema imunológico enfraquecido, e gestantes quando vacinam contra gripe, protegem também o bebê. Com relação a preocupação com o novo coronavírus, nossas Unidades são sanitizadas, seguindo os protocolos da ANVISA. A imunização é ágil e a entrada é controlada para evitar aglomeração”, conta a responsável pela Vigilância Epidemiológica, Adriana Fernandes Parra.

Vale ressaltar que esta vacina não protege contra o coronavírus, porém, neste momento, serve de auxílio aos profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico da gripe, já que os sintomas são parecidos, o que auxilia na exclusão de diagnósticos e, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *