Vacina contra febre amarela segue disponível para toda a população

Foto Rovena Rosa/Agência Brasil

 

A vacina contra a febre amarela está disponível em todas as sete unidades de saúde para toda a população de Pompeia. “Embora não estejamos em área considerada de risco da doença, o DHS segue com ampla vacinação contra a febre amarela, com o intuito de aumentar o índice de proteção da população”, enfatiza a enfermeira do setor de Epidemiologia, Adriana Fernandes Parra.

A vacina da febre amarela é indicada para pessoas entre 9 meses a 59 anos de idade. Idosos devem ser imunizados caso haja indicação médica. Se a pessoa não tomou a vacina ou se não tem certeza se tomou, a orientação é procurar a unidade de saúde e se imunizar.

Segundo Adriana, quem já tomou a vacina uma vez na vida não precisa tomar novamente. No caso das pessoas que frequentam assiduamente locais de risco como matas fechadas ou cidades com surto da doença, a vacina conta com validade de 10 anos  “No verão, precisamos estar ainda mais protegidos, porque a tendência é o vírus circular mais, principalmente quando falamos daqueles que ainda irão curtir suas férias, fazendo viagens à locais que podem ser de risco”, completou.

Os sintomas iniciais da febre amarela incluem o início súbito de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. Em casos graves, a pessoa pode ter febre alta, icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos), hemorragia e, eventualmente, insuficiência de múltiplos órgãos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *