Vacinação contra sarampo para adultos começa nesta segunda (18/11)

Pessoas na faixa etária de 20 a 29 anos de idade são o alvo desta etapa.

O Departamento de Higiene e Saúde de Pompeia, através das sete Unidades de Saúde da Família (USFs), inicia nesta segunda-feira (18/11), a segunda etapa da campanha de intensificação da vacina contra o sarampo. A estratégia será voltada para jovens adultos com idade entre 20 e 29 anos.

A campanha termina em 30 de novembro, sábado em que também será o Dia D, com as USFs abertas das 8h às 17h. “Esta fase da campanha, que acontece também em nível nacional, visa intensificar a vacinação para garantir o máximo de cobertura vacinal”, enalteceu o superintendente do DHS, Rogério Teixeira Barbosa “Pida”.

A primeira fase aconteceu entre 7 e 25 de outubro e foi voltada para crianças de seis meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias).

De acordo com Luciana Martessi, enfermeira do setor de epidemiologia, a faixa etária atual foi escolhida por acumular índices elevados de casos da doença. Dados do Ministério da Saúde apontam que nos últimos 90 dias de surto ativo, foram confirmados 1.729 casos em pessoas de 20 a 29 anos em todo o país. “Muitas pessoas entre 20 e 29 anos têm apenas uma dose contra o sarampo. É necessário ter duas doses registradas na carteira, por isso, na dúvida, procure a Unidade de Saúde de referência para que seja feita a verificação e imunização, caso ela seja necessária”, explicou.

Foto. Altemar Alcantara

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *