Vigilância adquire novo termonebulizador para nebulização dos esgotos

Como reforço às ações de controle de baratas, mosquitos e demais insetos, o Departamento de Higiene e Saúde de Pompeia, através do setor de Vigilância Sanitária, adquiriu na manhã desta quarta-feira (21), um novo termonebulizador portátil. O equipamento será utilizado para as ações de vigilância e controle de endemias e zoonoses.

As vantagens na nova aquisição estão na eficiência da máquina em funcionamento e nos resultados após a utilização. Ao produzir a fumaça proveniente do aquecimento do óleo mineral ou óleo diesel misturado a um inseticida, são lançadas micropartículas que ficam fixadas nas paredes dos esgotos, fazendo com que os insetos passem e se contaminem com o inseticida. Com mais força, e consequentemente, maior pressão, ela empurra a fumaça que chega a atingir de 30 a 50 metros de distância do local, ou seja, do poço de vigilância (PV).

De acordo com João Marcelo Destro “Shell”, Diretor da Vigilância Sanitária, ações de nebulização estão previstas já para o início do mês de dezembro. “O trabalho visa atingir em especial as baratas, que é o principal alimento dos escorpiões, pois os atraem para a rede de esgoto e assim favorecem o seu aparecimento nas residências”, explicou o diretor.

É oportuno lembra que medidas como colocar telas, seja em entradas de esgoto, nas janelas ou ralos do tipo abre/fecha, são algumas das medidas que evitam que estes tipos de insetos adentrem as residências, seja durante ou após a atividade de nebulização.

Com relação ao teste ilustrado na matéria, o mesmo foi realizado apenas com o uso de óleo mineral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *