Agentes de Endemias intensificam visitas em ação de combate à Dengue

Nesta época do ano, onde as chuvas são intensas e frequentes, a equipe de Agentes de Combate a Endemias junto aos Agentes Comunitários de Saúde e Sanitários do Departamento de Higiene e Saúde de Pompeia, intensificam as ações de combate ao Aedes Aegypti, sobretudo o trabalho de visitas e de inspeção nos imóveis. Na ocasião, os servidores realizam orientações aos moradores e proprietários de estabelecimentos sobre as medidas de combate ao Aedes Aegypti, e ao mosquito transmissor da Leishmaniose, o mosquito palha. 

A ação também inclui em diversos períodos do ano, arrastões, bloqueios, nebulização costal, eliminação de criadouros, seguida de ações de orientação em saúde nas escolas, indústrias, entre outros.

O diretor da Vigilância Sanitária, João Marcelo Destro “Shell” explica que nesta época do ano, as chuvas repentinas e o calor criam um ambiente favorável para o surgimento de criadouros e reprodução do mosquito, consequentemente, à disseminação da dengue. “O trabalho de combate à dengue não para. Durante todo o ano, nós atuamos de modo emergencial, principalmente agora, época de fortes chuvas e elevação das temperaturas. Com isso, nossas equipes vão às ruas realizar um trabalho de orientação e sensibilização aos moradores, tirando dúvidas e orientando-os sobre as principais formas de prevenção”, explicou.

O DHS pede à população que mantenha os quintais limpos, eliminando possíveis criadouros como garrafas, pneus, entulhos, ou quaisquer recipientes que possam acumular água da chuva. É igualmente importante lavar os bebedouros dos animais com água, bucha e sabão, limpar calhas e utilizar produtos como detergente, sabão em pó ou água sanitária nos ralos internos e externos, a fim de se evitar a proliferação do vetor.

Sintomas

Ao sentir sintomas como coceira no corpo, dores nas articulações, corpo e de cabeça, cansaço físico e mental, vermelhidão, sensibilidade nos olhos, náuseas, vômitos, tonturas, perda de apetite, febre baixa ou de início súbito, procure por sua Unidade de Saúde de referência para atendimento médico necessário. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *