DHS promove o “Novembro Azul”

O Departamento de Higiene e Saúde de Pompeia através das Unidades de Saúde do município, dá início a campanha “Novembro Azul” de 2021, que visa conscientizar o público masculino sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata e também informações sobre outras doenças masculinas.

O superintendente do DHS, Adalberto Bento, destacou em uma “live” realizada nesta quinta-feira (4/11) que todas as UBSs e USFs estarão à disposição do público masculino, para que criem o hábito de se cuidar, realizando consultas semestrais ou anuais e a depender do caso, ter o diagnóstico e tratamento do câncer de próstata de maneira precoce. “O maior objetivo da campanha é quebrar o preconceito masculino e incentivar os homens a irem ao médico. Para isso, todas as Unidades de Saúde irão abrir uma a uma em dias alternados no período noturno, para que os cidadãos que trabalham, não tenham desculpas para não procurarem o auxílio médico, realizar o PSA e demais exames de rotina e fazer o exame de toque se for necessário”, afirma o gestor.

O atendimento ocorre durante toda a rotina da Unidade, de segunda à sexta-feira, das 7 às 17 horas. “O mês mudou e a cor também, mas a luta contra o câncer continua”, completou Adalberto.

A cada 36 minutos, um homem morre no Brasil vítima de câncer de próstata. Chamar a atenção para a necessidade de diagnosticar precocemente esse tipo de câncer, que é o segundo mais comum entre os homens brasileiros, é um dos objetivos da campanha. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, 20% dos pacientes são diagnosticados em estágios avançados da doença, o que faz com a taxa de mortalidade chegue a 25% dos pacientes.

*foto: Marcio James/reprod.internet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *