DHS realiza palestra sobre DSTs e testes rápidos na ACI

Profissionais da Saúde municipal dão sequência a ações e palestras sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis envolvendo grupos de terceira idade e população interessada

O Departamento de Higiene e Saúde promoveu na tarde desta quinta-feira (07), uma palestra sobre DSTs/AIDS. O evento faz parte da campanha Dezembro Vermelho, mês de intensificação nos testes rápidos e em trabalhos de prevenção e orientação na Luta Contra AIDS.

A palestra foi ministrada pelo médico Dr. Alceu Coqueiro Junior, com auxílio das enfermeiras das USFs “Telles” e “Tufic”, proporcionando aos idosos e população em geral, a oportunidade de sanar dúvidas em relação a contaminação de doenças sexualmente transmissíveis e as formas prevenção. Na ocasião, os presentes também realizaram os testes rápidos que em minutos apontam o HIV, Sífilis e as Hepatites B e C, quando existentes.

Segundo a enfermeira Gislaine Souza, ações com o intuito de orientar todos os públicos são fundamentais, pois a importância da prevenção está em todas as faixas etárias. “Quando falamos de vida sexual ativa, não podemos apenas focar nos mais jovens, e sim em trabalhos que envolvam casais, a terceira idade, todos sujeitos a contrair uma DST, caso não façam uso de proteção em suas relações. A camisinha ainda é a mais confiável barreira contra a Aids e outras doenças sexuais”, disse.

Durante todo o mês de dezembro em alusão a campanha de prevenção, palestras em sala de espera e ações de orientação em toda a rotina das unidades de saúde, continuarão com esta intensificação abordando doenças como Hepatites B e C, aids, sífilis, herpes genital, gonorreia e HPV, as consequências, tratamentos e formas de prevenção.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *