DHS segue com fiscalização do cumprimento da quarentena de pacientes que testaram positivo para Covid-19

Visitas também ocorrem aos finais de semana

Servidores da saúde seguem com as visitas aos pacientes que testaram positivo para o vírus em Pompeia. A fiscalização e monitoramento dos casos positivos é uma ação que tem acontecido diariamente, como forma de reforçar o cumprimento das medidas restritivas, haja vista, às pessoas que têm resistência ao cumprimento do isolamento domiciliar, colocando em risco sua vida e de outras.
Nas visitas, a equipe fiscaliza e questiona se o paciente positivo está necessitando de algum atendimento específico do Departamento de Higiene e Saúde, para que o setor possa fazer o atendimento assistencial necessário.
A recomendação e protocolo do Ministério da Saúde é de que o paciente que for testado positivo de Covid-19 e que estiver em estado leve da doença, sem necessidade de atendimento hospitalar, fique em isolamento domiciliar, para evitar contato com outras pessoas.
Conforme determina o Código Penal, no artigo 268, pode ser multado ou cumprir pena a pessoa que infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa.
Isolamento Domiciliar
O isolamento domiciliar correto exige cuidados de saúde e higiene específicos dentro das casas, dentre eles: a separação de objetos pessoais, higienização constante do banheiro, com limpeza imediata logo após o uso; o paciente positivo deve permanecer isolado das demais pessoas da casa, de preferência em cômodos diferentes; e todos devem permanecer de máscara na casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *