Estado antecipa novamente segunda dose para adultos vacinados com a Pfizer

Intervalo de 8 semanas pós aplicação da primeira dose da vacina contra COVID-19, agora é de 21 dias

O Governo do Estado de São Paulo anunciou nesta semana a antecipação de 8 semanas para 21 dias o intervalo de aplicação da segunda dose da vacina contra COVID-19 da Pfizer em adultos (acima de 18 anos). O prazo está indicado na bula do imunizante e amplia a proteção dos já vacinados, além de aumentar a cobertura vacinal em todo o estado.

“Os adultos vacinados com a primeira dose do imunizante Pfizer, que já tenham completado 21 dias após a primeira aplicação, podem procurar por sua Unidade de Saúde de referência a partir desta segunda-feira, dia 25, para receber a segunda dose. Com relação a vacinação dos adolescentes, o prazo para a segunda dose segue o mesmo, com intervalo de 8 semanas. A antecipação deste público será adotada mediante disponibilização de mais doses de Pfizer pelo Ministério da Saúde”, explicou a enfermeira epidemiológica do município, Adriana Fernandes Parra.

Além dos moradores que irão receber a segunda dose, o município também ressalta que está realizando a dose de reforço (3ª dose) para os idosos acima de 60 anos com intervalo de 6 meses, após aplicação da segunda dose, junto aos profissionais da rede de saúde pública e privada, a depender da disponibilidade da vacina.

“De imediato, após orientação do Ministério da Saúde, o DHS deu início a antecipação do prazo, agora de 21 dias. Fizemos todo o planejamento e verificamos que temos vacinas para fazer a antecipação para estes públicos”, completou o superintendente do DHS, Adalberto Bento.

2ª dose da AstraZeneca

Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, do Estado e do Departamento Regional de Saúde, ficou definido que pessoas que receberam a primeira dose da AstraZeneca recebam a segunda dose da Pfizer para completar seu esquema de vacinação. Tal media foi tomada por conta do cenário de escassez de doses da AstraZeneca e da ampla disponibilidade da Pfizer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *