Pompeia, sexta-feira, 29 de março de 2024 Telefone (14) 3405-2828

DENGUE - Quinta-feira, 16 de Abril de 2020

Começa amanhã nebulização com novo inseticida no combate à dengue

O bairro Primavera será o primeiro a receber a nebulização do novo inseticida testado pela Superintendência do Controle de Endemias (SUCEN) Em mais uma ação de combate contra o Aedes aegypti, o Departamento de Higiene e Saúde, através dos setores de Vigilância Sanitária e Epidemiológica, irá promover a nebulização costal, com início no bairro Primavera. A iniciativa acontece já na manhã desta sexta-feira (17/4). Servidores da Vigilância Sanitária estiveram nesta quinta-feira (16/4) com engenheiros e demais membros técnicos da SUCEN (Superintendência de Controle de Endemias), em curso/treinamento sobre o uso do novo inseticida de combate à dengue destinado aos profissionais dos munícipios assistidos pela Regional de Saúde. O novo produto, o cielo, será entregue amanhã no período da manhã. Toda esta especialização e as semanas de espera tem por objetivo repassar o conteúdo técnico disponibilizado pelo Ministério da Saúde, com orientações e esclarecimentos sobre o manejo do produto. Segundo o diretor da Vigilância Sanitária, João Marcelo Destro “Shell”, a ação de nebulização é importante, mas lembrou que o ideal e mais eficaz ainda é a eliminação dos criadouros. “A nebulização com o inseticida só é eficaz para eliminação de parte dos mosquitos que estão voando, ou seja, o mais importante é eliminar os criadouros que estão em sua grande maioria, nas residências, por isso, é imprescindível que todos nós olhemos nossos quintais pelo menos uma vez por semana”, afirmou. O antigo inseticida, Malatiol, será substituído pelo inseticida chamado Cielo. Segundo os engenheiros do órgão, os testes de implementação já vêm sendo feito desde 2015. O novo inseticida é composto por imidacloprido (neonicotinóide) e praletrina (piretróide). Os princípios ativos são diferentes do malathion pois vem pronto para uso em Ultrabaixo Volume (UBV) que é popularmente conhecido como “fumacê”. Durante a aplicação da nebulização, é recomendado que os moradores mantenham portas e janelas abertas, mas cubram alimentos, filtros de água, roupas, bebedouros e aquários. A prefeita Tina Januário agradeceu a colaboração de todos que estão empenhados na luta contra a dengue. “Gostaria de agradecer de coração a cada cidadão pelo engajamento no combate à dengue. Vocês estão dando um exemplo de união em benefício da nossa cidade e isso vem servindo de exemplo para tantos outros municípios. É com esse espírito de união que vamos fazer de Pompeia uma cidade cada vez melhor e com mais saúde para todos”, conclamou. Vale ressaltar que além do uso do inseticida por parte do poder público, os moradores podem também contribuir evitando a proliferação do mosquito com algumas medidas caseiras, como inseticidas comprados em supermercado e cuidados com a água parada.