Pompeia, quinta-feira, 25 de abril de 2024 Telefone (14) 3405-2828

DENGUE - Sexta-feira, 17 de Janeiro de 2020

DHS discute ações de eliminação de criadouros do Aedes Aegypti

Ideia é afastar da cidade o risco de surto de dengue e demais doenças Devido a importância de somar forças na campanha de combate à dengue, a Prefeitura de Pompeia, por meio do Departamento de Higiene e Saúde, através da Vigilância Sanitária, tem discutido nas últimas semanas as estratégias de atuação no enfrentamento ao mosquito transmissor. Sob o tema “Todos contra a maior ameaça do verão”, o setor confirma para os próximos dias, o início de uma série de ações que envolvem os setores públicos, privados e toda à população. Rogério Teixeira Barbosa “Pida”, superintendente do DHS, explica que a dengue é uma doença sazonal, com aumento no número de casos, principalmente no período chuvoso, por isso, a importância de se organizar para evitar uma epidemia. “Toda a campanha informativa promete garantir mais visibilidade ao problema, servindo de conscientização as pessoas sobre a necessidade permanente da eliminação dos criadouros do mosquito”, pontuou. A força-tarefa realizada em Pompeia nos meses de novembro e dezembro de 2019, deve começar a apresentar resultados. Organizada pela Vigilância Sanitária, sob orientação direta do DHS, as visitas em horário estendido conseguiram diminuir potenciais criadouros do mosquito. Luciana Martessi, enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, lembra que 80% destes criadouros estão dentro das residências ou quintais da cidade. “Temos que investir na mudança comportamental da população, com relação à remoção dos criadouros, fundamental neste momento em que vivemos, pois com a chegada do verão, chuvas e o calor intenso são a combinação perfeita para o desenvolvimento do vetor”, disse. Os criadouros se formam em todo recipiente que acumula água parada como: pratos de vasos de plantas, lixeiras dentro e fora de casa, coletor de água e do ar condicionado, ralos, lajes, calhas, pneus velhos, entre outros. Por este motivo, o diretor da Vigilância Sanitária, João Marcelo Destro “Shell”, também reiterou o pedido aos moradores, para que façam vistorias nestes ou em outros pontos que possam ter água parada e que são propícios à proliferação da dengue. “Como o ciclo de vida do Aedes aegypti, do ovo até a fase adulta, leva de sete a dez dias, é suficiente realizar os trabalhos de precaução apenas uma vez por semana. Dessa forma, dedicando 10 minutos olhando seu quintal, e retirando possíveis criadouros, o ciclo de vida do mosquito é interrompido e o nascimento de novos vetores é evitado”, afirmou. Por fim, a prefeita Tina Januário destacou que ações de controle e combate à dengue e arboviroses são realizadas de forma contínua no município. Para a chefe do executivo, é na fase de maior risco de infestação, nos meses quentes e de chuva, que a equipe atua de forma centralizada, otimizando as ações. “A expectativa é que no ano de 2020 soframos o risco de registrar muitos casos de dengue, não só em Pompeia, mas em todo o estado de São Paulo. Por isso, agiremos de forma enérgica para preservar a qualidade de vida e a saúde de todos. É uma guerra que todos nós devemos travar. Cada um de nós tem que fazer a sua parte”, conclamou a prefeita. NOTIFICAÇÕES Até o momento, o setor relatou 1 caso positivo importado de dengue (paciente estava em viagem) nas 2 primeiras semanas de 2020. A cidade ainda tem 7 casos suspeitos que estão sob investigação laboratorial e 2 resultados negativos. SINTOMAS Febre alta, dor de cabeça ou no corpo, mal-estar geral ou manchas avermelhadas pelo corpo, podem ser um sinal de alerta. Caso apresente estes sintomas, o paciente deve procurar atendimento médico imediatamente na Unidade de Saúde mais próxima. É importante não se automedicar.