Pompeia, segunda-feira, 29 de abril de 2024 Telefone (14) 3405-2828

INFORMAÇÕES DE SAÚDE - Sexta-feira, 08 de Junho de 2018

Vigilância Sanitária segue com castração de cães e gatos de rua

Ação visa controlar o aumento populacional dos animais abandonados O Departamento de Higiene e Saúde de Pompeia, por meio da Vigilância Sanitária, segue com o trabalho de castração de cães e gatos, priorizando em primeiro momento as fêmeas, em virtude de obter resultados mais imediatos, e sequencialmente os machos. A ação se faz necessária devido ao crescente aumento populacional de animais errantes, ou seja, os que acabam sendo abandonados nas ruas. Atualmente no município, a população canina e felina é estimada em quase 5 mil animais. João Marcelo Destro “Shell”, diretor do setor sanitário, explica que o principal objetivo do trabalho é diminuir a incidência de animais de rua. “Um dos maiores problemas em relação à cães e gatos de estimação é o abandono. Por isso, o foco da campanha é o atendimento aos animais abandonados. Aqueles que possuíam um lar onde seus donos, não praticando a guarda responsável, acabaram os abandonando após submete-los a cruzamentos indesejados, ou aqueles que foram adotados generosamente por alguns moradores. Todos estes que se enquadram nesses casos, a princípio serão atendidos”, disse. “Shell” ressalta ainda que a castração faz o animal viver mais e melhor, reduzindo a possibilidade de tumores, infecções e ninhadas indesejáveis. “Após o procedimento cirúrgico, os animais de rua permanecerão por até sete dias, aos cuidados das profissionais veterinárias no pós-cirúrgico, e depois devolvidos para sua localização”, concluiu. Somente nos primeiros cinco meses deste ano, foram castrados 71 gatos e 15 cães, totalizando 86 castrações. No ano passado, foram 167 castrações ao todo, sendo 115 em felinos e 52 em caninos. Centro de Castração Com as obras já iniciadas, a atual administração em conjunto com o DHS e o setor de Vigilância Sanitária, demonstrando preocupação com a saúde pública e o bem-estar animal em nossa cidade, vêm preparando para os próximos dias, o funcionamento em novo local para estas cirurgias. Para a prefeita Tina Januário, este novo espaço que abrigará um Centro de Castração, prédio exclusivo e preparado, contendo salas de recuperação, esterilização, centro cirúrgico, atendendo todas as recomendações do Conselho Regional de Medicina Veterinária, será mais uma conquista para o município. “Nosso objetivo é oferecer uma melhor estrutura de trabalho para os profissionais, com as atividades sendo realizadas em uma sede própria. Contamos com uma excelente equipe no setor. Profissionais qualificados, comprometidos e preocupados com a causa animal”, enfatizou a prefeita Tina Januário.