Pompeia, quarta-feira, 15 de maio de 2024 Telefone (14) 3405-2828

INFORMAÇÕES DE SAÚDE - Terça-feira, 22 de Agosto de 2017

DHS atende demanda por cirurgias de catarata

Por meio do programa municipal “Saúde em Dia” de parcerias com instituições conveniadas, cirurgias na espera desde 2014 finalmente estão sendo realizadas Desde julho deste ano, a administração do município de Pompeia investe em convênios com instituições como o Hospital São José de Herculândia, referência SUS para 62 municípios, e o Instituto de Olhos de Marília, visando atender uma demanda antiga por cirurgias de catarata dentre outras especialidades da oftalmologia. Dezenas de pessoas, em sua maioria idosos, que aguardavam há anos na fila pelas cirurgias puderam enfim realizar os procedimentos. Alguns esperavam desde 2014. Segundo a superintendência do Departamento de Higiene e Saúde de Pompeia, o programa municipal “Saúde em Dia” já conseguiu atender grande parte da demanda por cirurgias herdadas da antiga gestão, permitindo que novas cirurgias sejam agendadas. O superintendente do DHS, Rogério Teixeira Barbosa “Pida” destaca os resultados conquistados pela administração Tina Januário que em pouco tempo conseguiu reduzir drasticamente a fila para exames, consultas e agora cirurgias. “Até janeiro deste ano, mais de 2000 cidadãos aguardavam na fila de espera para exames e consultas. Muitas pessoas também aguardavam desde 2014 por cirurgias importantes como essas de catarata e apesar de todas as dificuldades que encontramos, devido ao orçamento comprometido pelas dívidas deixadas pela gestão anterior e pela queda na arrecadação, conseguimos fazer frente ao desafio de atender grande parte da demanda e garantir o atendimento digno que nossos cidadãos merecem. Mérito de uma gestão comprometida com a saúde e que priorizou investimentos para o resgate da qualidade de vida daqueles que mais precisam”, afirmou Pida. Coordenadora Técnica do departamento, Gislaine Souza enfatiza que os pacientes que realizaram o exame com o oftalmologista neste ano e foram encaminhados à cirurgia serão atendidos em breve conforme surjam novas vagas. “As cirurgias de catarata são oferecidas pelo Estado em número restrito, mas temos um planejamento e estamos agindo para que os pacientes de Pompeia sejam contemplados em um curto espaço de tempo e que filas como as que encontramos no início do ano não voltem a se formar”, explicou. Já a prefeita Tina Januário comemorou novamente o fato de a saúde do município já estar reestruturada, organizada e renovada. “O programa “Saúde em Dia” é um sucesso, não só pelos números, mas mais importante, pelo bem que tem feito a essas pessoas que esperaram tanto tempo na fila”. A chefe do executivo também fez questão de esclarecer que após esta redução na fila de espera para exames, consultas e cirurgias herdadas da gestão anterior, o objetivo é trabalhar para agilizar o atendimento aos novos pacientes. “Agora que atendemos essa demanda antiga, novos agendamentos estão sendo realizados e o nosso compromisso é providenciar um atendimento rápido, para que longas filas de espera não voltem a se formar. Essa é a nossa prioridade: melhorar a vida das pessoas, investindo especialmente em saúde”, afirmou a prefeita. A catarata é a maior causa de cegueira tratável no Brasil e as pessoas que sofrem com esta doença, em sua maioria idosos, acabam perdendo a visão quando não submetidas ao processo cirúrgico.