Pompeia, quinta-feira, 28 de março de 2024 Telefone (14) 3405-2828

SEM CATEGORIA - Sábado, 01 de Janeiro de 2022

DHS convoca pacientes para Cirurgias de Vesícula

Procedimentos estão sendo feitos em parceria com Hospital Beneficente Unimar Dor abdominal e sensação de inchaço. Esses são os sintomas que a senhora Marlene da Silva, 37 anos, sentia ao término das refeições e no decorrer do dia. Ela faz parte de cerca de 25 pacientes das Unidades de Saúde do município que, com a parceria com o Hospital Beneficente Unimar (HBU), estarão sendo convocados para a realização de cirurgias de Pedra na Vesícula. Segundo a enfermeira Gislaine Souza, coordenadora do Programa Saúde da Família e responsável pela triagem dos pacientes, o HBU vai colaborar com os atendimentos cirúrgicos dos usuários do SUS em Pompeia, proporcionando mais agilidade na realização dos procedimentos. Esta triagem atenderá nos próximos dias cerca de 25 munícipes. “Nos últimos cinco anos podemos dizer que as filas não travam no serviço público em saúde pago com recursos do Munícipio. Tudo isto devido à priorização que a gestão da Prefeita Tina dá para á área da saúde em Pompeia. Sem estes convênios, teríamos que aguardar pelas raras vagas do Sistema Único de Saúde”, revelou. Adalberto Bento, superintendente do DHS, também destacou a agilidade e resolutividade quando está em jogo a realização de exames para um diagnóstico rápido e de cirurgias de média complexidade. “Hoje, alguns pacientes que estavam na lista de espera devido ao atraso pós-pandemia, estão gradativamente sendo chamados um a um, para que possamos prepará-los e encaminhá-los às cirurgias no HBU”, revelou. A doença da vesícula biliar consiste em inflamação, infecção, cálculos ou obstrução da vesícula biliar. Os sintomas podem ser uma dor localizada na região superior direita do abdômen, doloroso à palpação. Cólicas e vômitos também podem ser notados. Vale ressaltar que o paciente que está na fila pela cirurgia de vesícula, deve aguardar contato do DHS após análise dos exames já existentes ou na realização de novos. Com o resultado em mãos, estes receberão um parecer médico do cirurgião autorizando os procedimentos que serão realizados no HBU.