Pompeia, domingo, 28 de abril de 2024 Telefone (14) 3405-2828

SEM CATEGORIA - Quarta-feira, 27 de Maio de 2020

DHS realiza balanço sobre ação de enfrentamento a fim de prevenir e monitorar Coronavírus

Blitz na entrada do município sentido Marília / Pompeia, orientou motoristas e pedestres sobre os riscos da exposição ao vírus, distribuiu máscaras e falou sobre higiene pessoal A Prefeitura Municipal de Pompeia continua tomando todas as medidas preventivas para impedir a disseminação do novo coronavírus na cidade. Através do Departamento de Higiene e Saúde, foi realizado na última sexta-feira (22/5), um plano de ação em resposta ao fluxo de pessoas vindas de outras cidades, devido ao “megaferiado” que ocorreu na capital paulista, e do feriado antecipado de 9 de julho. A medida foi proposta pelo governo estadual, aprovada pela Assembleia Legislativa e teve como objetivo, aumentar o isolamento social em todo o estado de São Paulo. Com isso, foi realizada uma barreira sanitária composta por enfermeiras, técnicas de enfermagem e agentes comunitários de saúde, posicionados em frente a indústria Jacto, no bolsão da guarita sentido Marília / Pompeia. Os profissionais mediram a temperatura das pessoas para averiguar possíveis sintomas, principalmente daqueles que adentravam a cidade com placas de outros municípios. “Nossa equipe aferiu a temperatura com um termômetro a laser, que evita contato direto com o paciente. Também questionou o roteiro de viagem e se existia a possibilidade de parada na cidade, possíveis sintomas tanto do motorista quanto dos passageiros, e orientamos quais os devidos cuidados que deveriam ser tomados”, explicou a coordenadora do programa Saúde da Família, Gislaine Souza. Cerca de 120 veículos por hora foram parados com início às 9h da manhã, e término às 17h. Na ocasião, os passageiros e motoristas que apresentaram febre ou sintomas de Covid-19, foram orientados a procurar atendimento imediato. Outros destes, residentes no município, tiveram seus dados de endereço e telefone colhidos para monitoramento, além de serem encaminhados a sua Unidade de Saúde de referência. Todo trabalho foi realizado em conjunto com a Polícia Militar de Pompeia, que deu apoio na operação. A prefeita Tina Januário também esteve presente na “blitz”, e participou da ação de enfrentamento. “Nós montamos uma operação com diversos profissionais da Saúde e o importante apoio da Polícia Militar. Aferimos a temperatura dos viajantes, realizamos questionários sobre o estado geral de saúde dos passageiros, distribuímos máscaras de proteção e oferecemos higienização com álcool em gel, mas é preciso continuar nos prevenindo, sempre alerta e com fé em Deus para passarmos por essa pandemia da melhor forma possível”, enfatizou. Outras ações de enfrentamento ao Novo Coronavírus em Pompeia, são realizadas constantemente, e contam com a aferição de temperatura e a distribuição de máscaras reutilizáveis, seguidas das orientações de uso, destacando sua obrigatoriedade em todo o território da cidade. Estes pontos são visitados em horários estratégicos, caso apresentem aglomeração. Dentre estes, estão supermercados, casa lotérica, bancos, bares e espaços públicos.