Pompeia, sexta-feira, 19 de abril de 2024 Telefone (14) 3405-2828

VACINAÇÃO - Quarta-feira, 06 de Outubro de 2021

DHS inicia Campanha Nacional de Multivacinação a partir do dia 13

Vacinas contra sarampo, poliomielite, caxumba, catapora e meningite são algumas das escolhidas por poderem ser ministradas simultaneamente a doses contra a covid-19; objetivo é atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes de 6 meses a 15 anos O Departamento de Higiene e Saúde de Pompeia, por meio da Vigilância Epidemiológica, inicia no próximo dia 13, quarta-feira pós feriado, a Campanha Nacional de Multivacinação contra o sarampo, a poliomielite, a caxumba, a catapora, a meningite, entre outras doenças. As vacinas estarão disponíveis em nove Unidades de Saúde do município, incluindo a de Paulópolis – Pacientes da UBS “Marli Martins serão atendidos na USF Tufic. A campanha segue até o dia 29, com o dia “D” de vacinação no dia 16, sábado, das 8h às 17h. O público-alvo são crianças de 6 meses até os adolescentes de 14 anos, 11 meses e 29 dias não vacinados ou com esquemas vacinais incompletos. Por se tratar de atualização, não há estimativa do quantitativo de pessoas que poderão ser vacinadas. “A Regional de Saúde está disponibilizando todas estas vacinas e convocando todo o público-alvo, junto ao DHS, para melhorarmos os números que estão cada vez mais baixos. Apesar de haver oferta de imunizantes durante todo o ano nas Unidades de Saúde, a procura pela proteção segue baixa no município, por isso, é importante que pais e responsáveis protejam suas crianças e adolescentes contra doenças podem ser evitadas”, declarou o superintendente do DHS, Adalberto Bento. “Nós também estamos organizando um dia “D” de multivacinação, que será realizado em um sábado, o que permitirá que, mesmo aquelas pessoas que trabalham durante a semana, possam se organizar para que nenhuma criança deixe de ser vacinada”, completou o gestor. O Ministério da Saúde informou que as vacinas escolhidas podem ser aplicadas de forma simultânea à vacinação contra a covid-19, sem a necessidade de intervalo, o que permitirá, por exemplo, que adolescentes que foram vacinados contra a covid-19 recentemente possam receber os demais imunizantes. “Por se tratar de uma campanha rápida de atualização de carteirinha, o Ministério estabeleceu que neste período da campanha, as doses de vacinas inativadas podem ser administradas de maneira simultânea com as demais vacinas ou em qualquer intervalo”, explicou Adriana Fernandes Parra, enfermeira epidemiológica do município. Para ficar imunizado, basta procurar por sua Unidade de Saúde de referência. Todas as 7 USFs e as UBSs “Valdir Alves Pereira” e “Angelina Palon Oliva” estarão aplicando as doses na sua rotina de atendimento, ou seja, das 8h às 17h.