Pompeia, quinta-feira, 18 de abril de 2024 Telefone (14) 3405-2828

VIGILÂNCIA SANITÁRIA - Quarta-feira, 09 de Fevereiro de 2022

Vigilância Sanitária segue com novo modelo de vacinação antirrábica

Interessados devem procurar pela Sede, já que uma deliberação suspende campanhas e pontos tradicionais de vacinação. Cães e gatos a partir de três meses de idade devem se vacinar. O Departamento de Higiene e Saúde de Pompeia, através da Vigilância Sanitária e do Centro de Controle de Zoonoses Municipal, seguem convidando toda a população para a procura e imunização com a vacina antirrábica de cães e gatos maiores de três meses de idade. De acordo com o diretor responsável, João Marcelo Destro “Shell”, a continuidade da ação será possível, pois o Estado vem disponibilizando as doses de maneira fracionada. “Nesta tarde iremos receber outras 100 doses, por isso, para vacinar seu animalzinho, basta procurar a Sede da VISA pessoalmente que fica na Rua José de Moura Rezende, nº 470, ou o Gatil Municipal localizado no Estádio Municipal na Rua Américo Costa, nº 126, ambos no Centro da cidade. Demais dúvidas também podem ser esclarecidas através do telefone 3405 2806”, pontuou.  A vacina antirrábica é ainda a única forma de prevenir a enfermidade e manter os pets saudáveis. Fatal em quase 100% dos casos, a raiva é uma zoonose que pode também afetar o ser humano e por isso os cuidados se redobram no combate e prevenção da doença. Desde a Deliberação CIB nº 169, de 15 de janeiro de 2021, por meio do Centro de Vigilância e Controle da Raiva – Instituto Pasteur – CCD – SES/SP, ficou acordado que a vacinação antirrábica em cães e gatos deve ser estratégia de rotina, suspendendo as campanhas anuais a partir de 2022.